Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Brasileiros fazem protesto contra ‘genocídio indígena’ em Cannes

Equipe do filme 'Chuva é Cantoria na Aldeia dos Mortos' levantou cartazes em diversos idiomas para divulgar a causa

A equipe do filme Chuva é Cantoria na Aldeia dos Mortos denunciou no tapete vermelho do Festival de Cannes o “genocídio indígena” no Brasil com cartazes em vários idiomas. A produção da brasileira Renée Nader Messora e do português João Salaviza foi filmada na comunidade Krahô, no estado de Tocantins, durante nove meses.

Os dois cineastas, assim como os protagonistas do filme, Ihjãc Krahô e Koto Krahô, e os produtores compareceram à exibição com roupas pretas e cartazes de protesto. “Pelo fim do genocídio indígena” e “Demarcação já”, afirmavam os cartazes em português, inglês e francês.

O protesto responde à mobilização de líderes indígenas no Brasil, que acusam o governo do presidente Michel Temer de se negar a demarcar as terras indígenas e favorecer os empresários rurais. Em uma entrevista, Renée Nader Messora e João Salaviza criticaram o “perigoso discurso” político atual que “nega” aos índios sua condição, simplesmente porque adotam costumes ocidentais, como usar roupas ou ter um celular. “Ser indígena é um modo de ser e não de aparentar”, declarou Salaviza.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Ataíde Jorge de Oliveira

    £ixXxÏNHO
    RaDia¢TÏVO,VEjA
    Q
    Fiquem por LÄ,Äve¢/£u££a££ÄöH 😮

    Curtir

  2. Esses palhaços são realmente um grande bando de idiotas. Primeiro protestaram contra o impeachment da anta gorda, expondo o país a vexame internacional. Agora vem com este mimimi de salvar os indígenas. Querem aparecer pelos motivos errados, já que lhes falta talento. Bando de esquerdopatas cretinos.

    Curtir

  3. Eduardo Savordelli

    Passou da hora de índio para de ser tratado como animal em extinção e vir para a categoria de homens.

    Curtir

  4. Moris Litvak

    Primeiro foi a Sonia Braga e cia. que protestaram contra o impichamento da Dilmanta. Agora essa…. cinema que é bom mesmo, esses caras não sabem fazer.

    Curtir

  5. Ô falta do que fazer….

    Curtir