Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Brasileiro é indicado a prêmio do sindicato dos diretores dos EUA

Fernando Coimbra concorre em categoria de estreantes por ‘O Lobo Atrás da Porta’

O brasileiro Fernando Coimbra está entre os indicados ao prêmio do sindicato dos diretores dos Estados Unidos, divulgados nesta terça-feira. O paulista concorre na categoria de diretor estreante, criada neste ano, por O Lobo Atrás da Porta (2013), estrelado por Leandra Leal, Milhem Cortaz e Fabiula Nascimento.

Leia também:

Público do Festival de Toronto recebe bem o brasileiro ‘O Lobo atrás da Porta’

‘Mad Max’ é alegoria do presente, em que poucos controlam muito, diz diretor

Junto com ele na categoria de diretores estreantes, foram indicados o australiano Joel Edgerton (por O Presente), o britânico Alex Garland (por Ex-Machina: Instinto Artificial), a americana Marielle Heller (por O Diário de uma Adolescente) e o húngaro László Nemes (por O Filho de Saul).

Ao falar sobre a nova categoria, o presidente do sindicato, Paris Barclay, afirmou: “Há uma primeira vez para todo cineasta, mas nem todas as primeiras vezes fornecem novos pontos de vista ao se contar uma história nessa indústria. Esperamos que os diretores estreantes que estamos reconhecendo ao inaugurar essa categoria desenvolvam carreiras longevas e de sucesso. Estamos animados e revigorados com tudo o que eles têm a oferecer”.

Na categoria principal, a de melhor diretor, concorrem Alejandro G. Iñárritu, por O Regresso; Ridley Scott, por Perdido em Marte; Tom McCarthy, por Spotlight: Segredos Revelados; Adam McKay, por A Grande Aposta; e George Miller, por Mad Max: Estrada da Fúria. A categoria é considerada um termômetro do Oscar.

A cerimônia de entrega do prêmio acontecerá em 6 de fevereiro, em Los Angeles. Os indicados nas categorias de melhor diretor em televisão, publicidade e documentário serão divulgados nesta quarta-feira.

(Da redação)