Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

‘Boyhood’ é eleito melhor filme de 2014 por críticos de NY

Filmado durante 12 anos pelo cineasta Richard Linklater, o longa acompanha o rito de passagem de um garoto para a idade adulta

Boyhood: Da Infância à Juventude, de Richard Linklater, diretor da trilogia de Antes do Amanhecer (1995), Antes do Pôr-do-Sol (2004) e Antes da Meia-Noite (2013), foi destaque no Prêmio Círculo de Críticos Cinematográficos de Nova York. O longa recebeu nesta segunda-feira os troféus de melhor filme de 2014, melhor diretor e melhor atriz coadjuvante, para Patricia Arquette.

Leia também:

‘Boyhood’: uma experiência sobre o cinema e a vida

Durante uma semana por ano, entre 2002 e 2013, Linklater juntou o mesmo grupo de atores para contar a história de Mason (Ellar Coltrane), retratado dos 7 aos 18 anos. Enquanto briga com a irmã, Samantha (Lorelei Linklater, filha do cineasta), o menino precisa lidar com as dores do crescimento e com as novidades da mãe, Olivia (Patricia Arquette), e do pai, Mason Sr. (Ethan Hawke), separados desde o começo do filme. O longa acompanha o rito de passagem de Mason para a idade adulta. No Brasil, Boyhood estreou dia 30 de outubro.

Os críticos de Nova York ainda elegeram Marion Cotillard como melhor atriz do ano por Dois Dias, Uma Noite (2014) e Era Uma Vez em Nova York (2013), e Timothy Spall como melhor ator por Sr. Turner (2014).

Fundado em 1935, o Círculo de Críticos Cinematográficos de Nova York reúne profissionais de jornais, revistas e sites especializados em cinema e, geralmente, elege os filmes que serão indicados ao Oscar.