Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Black Sabbath anuncia turnê de despedida

Primeiras datas divulgadas não incluem apresentações na América Latina, mas novos shows serão anunciados em outubro

Após uma bem sucedida turnê mundial para divulgar o álbum 13, o primeiro disco de estúdio da banda com Ozzy Osbourne nos vocais desde Never Say Die! (1978), o Black Sabbath está de volta à estrada para uma derradeira volta ao mundo. A banda anunciou através de um vídeo em sua página no Facebook que os fãs terão uma última oportunidade de ver o lendário grupo de heavy metal em ação, com três dos membros originais: Osbourne, Tony Iommi e Geezer Butler. Apenas o baterista Bill Ward estará ausente.

LEIA TAMBÉM:

Black Sabbath no Brasil: sem sexo nem drogas, banda promete muito rock and roll

Os shows começam em janeiro de 2016, na América do Norte, e segue no continente até fevereiro. Em abril, os vovôs do rock seguem para a Oceania, onde tocam na Austrália e na Nova Zelândia. A ausência de Europa e América do Sul no cronograma provocou descontentamento entre os fãs na rede social, mas ao fim do vídeo a banda deixa claro: “Mais datas a serem anunciadas em outubro de 2015”. O Black Sabbath deve ainda gravar um álbum para acompanhar a turnê, do qual ainda não foram divulgados muitos detalhes.

A única passagem dos pais do heavy metal pelo Brasil foi em 2013, quando se apresentaram em Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Na ocasião, os roqueiros apresentaram hits do então recém-lançado 13, que na época havia colocado o grupo de volta ao topo das paradas britânicas depois de 43 anos, com God Is Dead? e End of the Beginning. Os shows, porém, não deixaram de lado clássicos como Paranoid e War Pigs. Em São Paulo, a banda tocou por mais de duas horas para um público de 70 000 pessoas, no Campo de Marte.