Clique e assine a partir de 9,90/mês

Ben Affleck diz que ‘Argo’ é o filme do qual mais se orgulha

Longa, que já é um dos preferidos ao Oscar de melhor filme em 2013, conta a história verídica de um agente da CIA que resgata americanos no Irã, durante uma crise diplomática, fazendo-os passar por cineastas

Por Da Redação - Atualizado em 10 dez 2018, 11h10 - Publicado em 10 nov 2012, 18h30

Ele ganhou um Oscar pelo roteiro de Gênio Indomável, escrito em parceria com o brother Matt Damon. Mas pode ir ainda mais longe com Argo, longa que estreia neste fim de semana nos cinemas brasileiros. Seu terceiro trabalho autoral, o filme já é apontado como um dos favoritos à estatueta de direção e melhor longa-metragem em 2013. E Affleck já admite que é o projeto que lhe deu mais orgulho até aqui (confira abaixo, em vídeo exclusivo).

CRÍTICA ISABELA BOSCOV: Argo tem interpretações sensacionais

Dividido entre as funções de diretor e protagonista, Affleck levou para as telas a história verídica de um agente da CIA que resgata americanos no Irã, durante uma crise diplomática em 1979, fazendo-os passar por cineastas. O ator interpreta Tony Mendez, o experiente agente secreto que liderou a missão. “O bom de interpretar uma história que realmente aconteceu é ter a possibilidade de falar com quem a viveu”, diz o ator, que conta ter se encontrado diversas vezes com Mendez durante as filmagens.

Na entrevista, o ator conta que se formou em Estudos do Oriente Médio na faculdade e, portanto, já era familiarizado com a parcela política e histórica do filme. “Minha pesquisa, neste projeto, se voltou para lado humano da história, falei com quem viveu tudo aquilo.”

Continua após a publicidade

Lugares no Irã, Turquia e Estados Unidos foram usados como locações. Nas cenas dos protestos árabes, Affleck pensou em filmar cidadãos iranianos comuns para dar mais veracidade às sequências. “Tive dificuldades porque os interessados ficaram com medo de retaliações contra suas famílias por parte do governo do Irã. Por isso, os protestos que demandavam muitos figurantes foram filmados na Turquia.”

Veja a seguir a entrevista de Ben Affleck e o trailer de Argo.

Publicidade