
O coreógrafo Wagner Shwartz durante performance La Bête, no MAM (Atraves.tv/Reprodução)
Depois da revolta em torno de uma performance no MAM de São Paulo na qual uma garotinha tocou em um homem nu, a Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA) enviou à imprensa uma nota repudiando a tentativa de “cerceamento de liberdade de expressão artística” no Brasil. “Frente ao que vem ocorrendo no campo das artes visuais em alguns estados do Brasil em termos de censura, a diretoria da ABCA está divulgando uma posição da associação”, escreveu a presidente da entidade, Maria Amelia Bulhões, em um e-mail.
A nota não cita exemplos, mas é divulgada à luz de outros episódios recentes. Um juiz de Jundiaí proibiu apresentações da peça O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu, com Jesus Cristo como travesti. Em Porto Alegre, a mostra Queermuseu – Cartografias da Diferença da Arte Brasileira foi cancelada após protestos, por conter obras que fazem referência, por exemplo, à zoofilia.
Abaixo, trechos da nota:
“A Associação Brasileira de Críticos de Arte, ABCA, ocupa um lugar historicamente importante na luta pelo direito à manifestação livre de ideias do qual não abrimos mão. Neste momento, em que ações de maior e menor magnitude atentam contra a livre exposição de obras de artes visuais, não podemos deixar de nos manifestar.”
“Tornamos pública nossa posição: lutamos por uma sociedade plural constituída pelo debate, pelo dissenso e plenamente fortalecida nas mais variadas formas de expressão da cena contemporânea. Somos contra qualquer forma de censura, pois ela restringe a liberdade de expressão e do conhecimento e tenta retirar da arte sua potencialidade de dissidência e ruptura. Como ser livre tentando calar o outro.”
(Com Estadão Conteúdo)
Uma Criança De 4 Anos Não Pode Ter Seu Direito
De Ser Criança, Violentado Por Inescrupulosos….
Arte Visual Não Compreende Em Momento Algum
Expor Uma Criança À Anatomia De Um Homem…
A Definição De Arte Visual No Google É Diferente…
Isso Pode Ser Chamado De Qualquer Coisa Menos
De ” Arte Visual “
CurtirCurtir
Expor A Criança Ao Constrangimento Ilegal É Crime !
A Criança Foi Induzida, Não Houve Espontaneidade !
Obra De Artes Visuais No Google São Bem Diferentes!
Claro Crime De Constrangimento Ilegal À Criança !!!!
A Proposta Não Caracteriza Obra De Arte Visual !!!!
CurtirCurtir
Essa associação deve ser outra coisa inutil, se isso chamam de arte , sem comentarios, o Brasil tem de ser passado a limpo a começar por essa escoria que não tem talento nenhum para fazer arte e vomitam essa nojera, ainda com o dinheiro publico pois nãoo são capazes de gerar renda nenhuma
CurtirCurtir
Você Coloca Sua Filha De 4 Anos
Pra Fazer Aula De Artes Visuais
Na Escola Pedofilicana De Artes
E Um Belo Dia Ela Conta Que
O Professor Tirou Toda À Roupa
E Fez Ela Tocar Suas Partes……
Na Falta De Uma Estátua, Comete
Um Crime !!!
CurtirCurtir
lixo de arte, quantas porcarias, repudio completamente.
CurtirCurtir
É essa mãe que permitiu esse ato de pedofilia? Que irresponsável!!
CurtirCurtir
Os psicólogos da linha freudiana devem estar de cabelos em pé! O que aconteceu nesta exposição é sim crime, e praticado pela mãe que levou a criança e induziu-a a tocar o corpo nu do artista. Por que se diz isso? Porque os psicólogos freudianos explicam que não se deve induzir a criança a tocar o corpo de estranhos e nem deixar tocar o seu. É aquela velha história de não obrigar a criança a beijar as visitas! Se isso ocorre estar-se-ia “quebrando” a resistência da criança, achando ela que isso é permitido com seu corpo e do outro, o que abre as portas para futuros abusos! COMPREENDAM ISSO GENTE!!! Se não houvesse a criança nesse vídeo, OK, seriam adultos interagindo com a tal obra de arte. Mas NÃO! É uma criança que não tem discernimento do que faz, uma pessoa incapaz (como diz a lei civil) que foi induzida pela mãe! Não pode!
CurtirCurtir
ARTICIDIO JÁ! temos que fazer malasartes com estes MALASARTES , ou continuaremos assistindo estes PEÇAS de TERROR.
CurtirCurtir