Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Chico, Ludmilla e Criolo em ‘canção-protesto’ por direitos humanos

Clipe da Anistia Internacional comemora os 70 anos da Declaração dos Direitos Humanos

Chico Buarque, Fernanda Montenegro, Ludmilla, Criolo e outros artistas brasileiros protagonizam o clipe Manifestação, uma ode da Anistia Internacional aos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. O vídeo escancara os diversos tipos de violações de direitos humanos recorrentes no Brasil, da apropriação das terras indígenas à LGBTfobia, com exemplos reais de cada um desses crimes.

Segundo a Anistia Internacional, a canção-protesto tem o objetivo de incentivar as pessoas a continuar lutando pelos direitos humanos. A Declaração Universal dos Direitos Humanos foi assinada em 1948 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e define que todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos, sem distinção de raça, cor, sexo, língua, religião e classe social.

A canção, uma poesia musicada, foi escrita por Carlos Rennó e transformada em música por Russo Passapusso, Rincón Sapiência e Xuxa Levy.

Os cantores Péricles, Rael, Rico Dalasam, Paulo Miklos, Ellen Oleria, Chico César, Paulinho Moska, Marcelino Freire, Ana Cañas, Marcelo Jeneci e as atrizes Camila Pitanga, Letícia Sabatella e Roberta Estrela D’Alva também participam do clipe.