Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Arthur Laurents, autor de “West Side Story”, morre aos 93

Versão de "Romeu e Julieta", de 1957, é um marco da era de ouro da Broadway

O escritor, dramaturgo e roteirista Arthur Laurents, autor dos libretos dos musicais West Side Story e Gipsy, morreu nesta quinta-feira, aos 93 anos. Conforme seu agente, Laurents morreu em casa, em Nova York, em decorrência de uma pneumonia.

Nascido em Nova York, Laurents começou sua carreira no rádio, tentou a sorte em Hollywood, mas alcançou o sucesso no teatro. West Side Story é sua versão de Romeu e Julieta, de Shakespeare. Em vez de Montecchios e Capulettos, Laurents opôs as gangues dos Jets e dos Sharks na Nova York dos anos 50. Considerado um marco da era de ouro da Broadway, o musical estreou em 1957com música de Leonard Bernstein e direção de Jerome Robbins e deu origem ao filme Amor, Sublime Amor.

Ao longo de 70 anos de carreira, Laurents atuou também no cinema. Como roteirista, um de seus filmes mais conhecidos é Nosso Amor de Ontem (1973), estrelado por Barbra Streisand e Robert Redford. Trabalhou também com Alfred Hitchcock, Ingrid Bergman, Anne Bancroft e Shirley MacLaine. Laurents ganhou em 1968 o prêmio Tony – o Oscar do teatro americano – por Hallelujah, Baby! e em 1984 por A Gaiola das Loucas.

(com EFE)