Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Argentina é destaque em conferência internacional de TV

País latino-americano será um dos focos da MIPCOM deste ano devido ao recente avanço na produção televisiva

A Argentina é o país homenageado neste ano no MIPCOM, evento anual que acontece em Cannes, na França, e onde produtores e diretores de televisão se reúnem para discutir as tendências do mercado de entretenimento. De acordo com o site da revista americana The Hollywood Reporter, a escolha teria sido feita graças ao recente avanço da indústria televisiva do país, tanto entre as novelas, como na produção de séries e minisséries.

Brasil entra no mapa da indústria televisiva de Israel, potência da área

Segundo com a associação internacional de proteção e reconhecimento de formatos televisivos (Format Recognition and Protection Association – Frapa), a Argentina é hoje o quarto maior exportador de produtos da televisão mundial, perdendo apenas para os Estados Unidos, Reino Unido e Holanda. A emissora americana ABC, aliás, irá se basear em uma série argentina — não se sabe qual ainda — para produzir sua nova produção Killer Woman, que terá o primeiro piloto gravado com a atriz canadense Tricia Helfer no papel principal.

“A capacidade criativa e produtiva da Argentina está sendo reconhecida mundialmente”, afirmou o diretor-executivo da produtora Cuatro Cabezas, Diego Guebel, atual homem forte da emissora brasileira Band, onde os hermanos já dominaram a produção, trazendo formatos como o CQC.

Para Guebel, a sociedade argentina – composta por uma classe média mais estável que o restante do continente — contribui para exportar formatos para países desenvolvidos, como os europeus. “As emissoras internacionais sempre perguntam: ‘Será que isso vai dar certo no meu país?’, ‘Será que o mercado desse país é parecido com o meu?’, e, se a resposta for sim para as duas perguntas, então o formato irá fluir facilmente”, disse ao site da revista americana The Hollywood Reporter.

O MIPCOM acontece entre 7 e 10 de outubro na cidade de Cannes, na França.