Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Abaixo-assinado pede revogação de condecoração de Bill Cosby

Petição que já foi assinada por mais de 3.000 pessoas quer a retirada da Medalha Presidencial da Liberdade concedida ao humorista em 2002

Um abaixo-assinado criado pelo grupo Promoting Awareness Victim Empowerment, que presta apoio a vítimas de abuso sexual, pede que o presidente americano Barack Obama retire a Medalha Presidencial da Liberdade concedida ao humorista Bill Cosby. O comediante foi acusado de estupro por quase vinte mulheres e admitiu já ter drogado uma delas para ter relações sexuais.

Leia também:

Disney retira estátua de Bill Cosby de parque temático

Bill Cosby admite que drogou mulher para ter relações sexuais

Polícia dos EUA investiga acusações contra Bill Cosby

A campanha foi lançada nesta quarta-feira no site de petições eletrônicas da Casa Branca, We the People, e já foi assinada por mais de 3.000 pessoas. “A Medalha Presidencial da Liberdade é a maior condecoração dada a civis por sua contribuição para a sociedade. Bill Cosby não merece estar na lista dos distintos beneficiários”, diz o texto da petição.

A medalha foi estabelecida pelo então presidente John F. Kennedy em 1963 e já foi oferecida a personalidades como a ex-Primeira Ministra britânica Margaret Thatcher, o ex-presidente Ronald Reagan e o físico Stephen Hawking. No campo das artes, já foram condecorados nomes como Audrey Hepburn, Meryl Streep e B. B. King. Bill Cosby recebeu a medalha em 2002, das mãos de George W. Bush, que mencionou as interpretações revolucionárias do ator de personagens negros na televisão e seu interesse e dedicação por educação.

(Da redação)