Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

‘A Terra Prometida’ tira o pó deixado por ‘Os Dez Mandamentos’

Nova novela bíblica da Record ousou ao começar pelo meio da história, com a queda dos muros de Jericó, e mostrou que tem potencial para superar sua antecessora

Josué (Sidney Sampaio) dá o sinal para que os hebreus toquem as trombetas e gritem diante do Muro de Jericó. As pedras começam a balançar e a barreira parece frágil, prestes a cair. As cenas, exibidas nesta terça-feira no primeiro capítulo de A Terra Prometida, nova novela bíblica da Record, foram interrompidas antes que o muro, de fato, caísse – mas já serviram para tirar o pó deixado pelo marasmo de Os Dez Mandamentos.

Leia também:

‘Os Dez Mandamentos’ termina com morte de Moisés e recorde

A terra se abre e ‘Dez Mandamentos’ bate recorde na 2ª temporada

‘Os Dez Mandamentos’ lidera audiência na Argentina

Nova temporada de ‘Os Dez Mandamentos’ impulsiona audiência da Record

A sequência em que os hebreus cercam a cidadela de Jericó liderados por Josué foi seguida de cenas que se passaram três meses antes, quando o jovem, apesar de ter sido escolhido por Deus como o novo líder dos hebreus, ainda tinha suas dúvidas quanto ao seu poder para guiar o povo. Ele olha para os céus e busca ajuda, pedindo que Ele lhe dê confiança para seguir em frente. E o todo-poderoso – com aquela voz de Cid Moreira que o público já conhece – responde: “Josué”. O segundo capítulo, nesta quarta, deve continuar daí, com a história demorando ainda um bocado para voltar ao muro de Jericó.

A escolha por começar a novela pelo meio pode até ter desagradado parte dos espectadores, que foram reclamar nas redes sociais, mas se mostrou acertada. Ao mostrar primeiro essas cenas, que devem ser um dos ápices da trama, o autor Renato Modesto conseguiu se desvencilhar do folhetim anterior, Os Dez Mandamentos, e chamar a atenção do público, que se interessou por saber o que tinha se passado antes de os hebreus chegarem ali.

Ainda é cedo para dizer se A Terra Prometida vai se sair melhor – em termos de audiência e de qualidade – do que sua antecessora. Mas, pelo primeiro capítulo, já deu para perceber que os episódios podem ser mais ágeis, o elenco parece mais bem preparado (como nomes como Milhem Cortaz, Elizângela, Beth Goulart e Juliana Silveira) e a fotografia está mais bem cuidada. Segundo a previsão da Record, a novela deve ter cerca de 130 capítulos, ao custo de 650.000 reais cada.