Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

‘12 Anos de Escravidão’ leva o prêmio de melhor filme no Critics’ Choice Awards

Cerimônia promovida pela Associação de Críticos dos Estados Unidos também elegeu 'Trapaça' e 'Gravidade' em importantes categorias

O filme 12 Anos de Escravidão conquistou mais um troféu na categoria de melhor filme na noite da última quinta-feira, durante o Critics’ Choice Awards, prêmio realizado pela Associação de Críticos de Cinema dos Estados Unidos. A cerimônia bem conceituada serve, assim como o Globo de Ouro e o Bafta, como um indicador de quais filmes e atores podem sair vitoriosos no Oscar 2014, que acontece no dia 2 de março.

Com categorias que se dividem entre filmes dramáticos, cômicos, ação, e horror ou ficção científica, a premiação também entregou troféus para Gravidade, Trapaça e O Grande Herói.

O prêmio de melhor atriz e ator da noite ficaram nas mãos de Cate Blanchett (Blue Jasmine) e Matthew McConaughey (Clube de Compras Dallas) respectivamente, confirmando o favoritismo de ambos nas mesmas categorias em que estão indicados no Oscar. Jared Leto voltou a ser premiado como ator coadjuvante por Clube de Compras Dallas e a estreante Lupita Nyong’o deixou Jennifer Lawrence e Julia Roberts para trás e conquistou o troféu de atriz coadjuvante por 12 Anos de Escravidão.

Leonardo DiCaprio (O Lobo de Wall Street) e Amy Adams (Trapaça) foram os vencedores como ator e atriz cômicos. E Mark Wahlberg (O Grande Herói) e Sandra Bullock (Gravidade) levaram o prêmio de melhor ator e atriz em longas de ação.

Leia também:

‘Gravidade’ e ‘Trapaça’ lideram indicações ao Oscar

Sandra Bullock é destaque no People’s Choice Awards

Bem-humorada, Sandra foi responsável por um dos agradecimentos mais divertidos da noite. Ao conquistar o prêmio de atriz de ação, o que é pouco conivente com sua real atuação em Gravidade, ela agradeceu grandes nomes de longas de pancadaria como se fossem seus mentores. “Eu gostaria de agradecer a Jackie Chan, Sylvester Stallone e Jean Claude Van Damme por me ensinarem tudo que eu sei. Não é fácil fazer o que fazemos”, disse. “Também gostaria de agradecer a George Clooney por sair flutuando no espaço e nunca mais voltar”, brincou, em relação ao seu companheiro de cena no filme de Alfonso Cuáron. Por fim, ao ser interrompida pela música da premiação que indicava que seu tempo havia acabado, Sandra soltou um palavrão e alertou: “Não se faz isso com uma atriz de ação.”

Confira abaixo a lista de vencedores do Critics’ Choice Awards

Melhor filme

12 Anos de Escravidão

Melhor ator

Matthew McConaughey, Clube de Compras Dallas

Melhor atriz

Cate Blanchett, Blue Jasmine

Melhor ator coadjuvante

Jared Leto, Clube de Compras Dallas

Melhor atriz coadjuvante

Lupita Nyong’o, 12 Anos de Escravidão

Melhor jovem ator ou atriz

Adele Exarchopoulos, Azul é a Cor Mais Quente

Melhor elenco

Trapaça

Melhor diretor

Alfonso Cuarón, Gravidade

Melhor roteiro original

Spike Jonze, Ela

Melhor roteiro adaptado

John Ridley, 12 Anos de Escravidão

Melhores efeitos visuais

Gravidade

Melhor animação

Frozen: Uma Aventura Congelante

Melhor filme de ação

O Grande Herói

Melhor ator em filme de ação

Mark Wahlberg, O Grande Herói

Melhor atriz em um filme de ação

Sandra Bullock, Gravidade

Melhor filme cômico

Trapaça

Melhor ator em filme cômico

Leonardo DiCaprio, O Lobo de Wall Street

Melhor atriz em filme cômico

Amy Adams, Trapaça

Melhor filme de horror ou ficção científica

Gravidade

Melhor filme em língua estrangeira

Azul é a Cor Mais Quente

Melhor documentário

A Um Passo do Estrelato