Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

USP, Unicamp e Unesp terão cursos de doutorado em bioenergia

Aulas devem começar em março de 2014

Por Da Redação 26 abr 2013, 18h58

As Universidades de São Paulo (USP), Estadual de Campinas (Unicamp) e Estadual Paulista (Unesp) preparam, em conjunto, a criação de um curso de doutorado na área de bioenergia, inédito no país. Segundo o Programa Integrado de Doutorado em Bioenergia, o objetivo das aulas é proporcionar uma formação ampla para que o profissional entenda os diversos fatores envolvidos no setor. Para isso, as disciplinas serão organizadas em cinco áreas principais: agrícola, industrial, sustentabilidade, biorrefinarias e motores.

Leia também:

Unicamp tem novo reitor a partir desta sexta-feira

Unesp lança mais 54 livros digitais gratuitos

“Temos competência, um grande mercado e somos os principais produtores de matéria-prima no campo da bioenergia, mas falta pessoal qualificado”, afirma o professor da USP Carlos Alberto Labate, coordenador do programa. A proposta também é criar um curso de caráter internacional, com professores estrangeiros, aulas em inglês e período de estágio em outros países.

“Esse setor é muito dinâmico; precisamos de um profissional que entenda de diferentes áreas e participe ativamente nas questões. Ele precisa falar bem inglês e ter uma noção boa inclusive de diplomacia ligada a esses assuntos”, diz Luís Augusto Barbosa Cortez, professor de Engenharia Agrícola da Unicamp.

O curso de doutorado em bioenergia já recebeu aprovação de abertura pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e será gratuito. A previsão é de que as aulas comecem em março de 2014.

(Com Estadão Conteúdo)

Continua após a publicidade
Publicidade