Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

USP está entre 70 universidades com melhor reputação do mundo

Instituição entra na lista da publicação especializada 'Times Higher Education'

A Universidade de São Paulo (USP) aparece na lista das 70 universidades com melhor reputação no mundo em uma lista realizada pela publicação especializada Times Higher Education (THE), baseada em Londres.

Com uma posição entre o 61º e o 70º lugar, a USP é a única universidade latino-americana da lista, encabeçada pela Universidade de Harvard, dos Estados Unidos, seguida pelo também americano MIT (Massachusetts Institute of Technology).

Leia também:

USP é campeã na formação de doutores, aponta ranking

USP é 20ª melhor do mundo segundo ranking on-line

Confira o ranking completo das 100 melhores universidades do mundo

Os Estados Unidos, aliás, lideram a lista com 44 instituições entre as 100 melhores do mundo, bem à frente da Grã-Bretanha, com dez indicações. O levantamento deste ano também registrou a ascensão das universidades asiáticas, com a entrada de centros de ensino e pesquisa da China, Taiwan, Coreia do Sul e Cingapura.

Para realizar o ranking, a instituição solicita a 17.554 acadêmicos de 137 países que apontem as áreas de destaque das universidades em suas respectivas áreas de atuação, com o objetivo de enumerar aquelas que dispõem de melhor reputação. Harvard atingiu o nível máximo. São analisadas a reputação do corpo docente, das pesquisas e dos artigos publicados em revistas especializados, entre outros.

Na lista das melhores universidades do mundo, que leva em conta a qualidade do ensino, das pesquisas e do corpo docente, entre outros, a USP aparece em 178º no ranking elaborado pelo THE.