Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

USP avança 84 posições em ranking de universidades

Instituição brasileira está em 169º lugar no QS World University Ranking

A Universidade de São Paulo (USP) é a 169ª melhor instituição de ensino superior do planeta, segundo o QS World University Ranking, levantamento realizado pela QS Quacquarelli Symonds, consultoria especializada em educação, e divulgado nesta segunda-feira. Com o resultado, a universidade brasileira subiu 84 posições em relação à medição do ano passado. As demais instituições nacionais mais bem colocadas são a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em 235º lugar, e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em 381º.

Em primeiro lugar, aparece a Universidade de Cambridge, da Grã-Bretanha, que manteve a colocação de 2010. Em seguida, estão a Universidade Harvard, o Massachusetts Institute of Technology (MIT) e a Universidade de Yale, todas americanas. No quinto lugar, está a Universidade de Oxford, também britânica.

Entre os membros do Bric, grupo de países em desenvolvimento formado por Brasil, Rússia, Índia e China, somente os chineses aparecem entre as 50 melhores instituições do mundo, com a Universidade de Pequim e a Universidade de Tsinghua, em 46º e 47º, respectivamente. Na América Latina, a Universidade Nacional Autônoma do México aparece empatada com a USP na 169ª posição.

A lista com as 300 melhores instituições de ensino é elaborada a partir da opinião de 33.000 acadêmicos de todo o mundo e 16.000 empregadores de profissionais recém-formados. As citações científicas feitas às instituições também são levadas em conta para a produção do ranking.

Recentemente, a USP avançou posições também em outro ranking internacional, o Webometrics Ranking Web of World Universities, que analisa a relevância de pesquisas disponíveis on-line. A instituição brasileira alcançou o 43º lugar, oito posições acima da obtida em 2010. Em outros rankings, como o Times Higher Education, um dos mais tradicionais do mundo, as universidades brasileiras aparecem em posição de menor destaque. A USP está no 232ª lugar, a melhor obtida por uma instituição latino-americana. A Unicamp ficou em 248º lugar.

Confira as 10 primeiras posições do QS World University Ranking:

1- Universidade de Cambridge (Grã-Bretanha)

2- Universidade de Harvard (EUA)

3- Instituto de Tecnologia de Massachusetts – MIT (EUA)

4- Universidade de Yale (EUA)

5- Universidade de Oxford (Grã-Bretanha)

6- Imperial College London (Reino Unido)

7- University College London – UCL (Grã-Bretanha)

8- Universidade de Chicago (EUA)

9- Universidade da Pensilvânia (EUA)

10- Universidade Columbia (EUA)

Leia também:

O Brasil precisa de universidades do seu tamanho

USP sobe 8 posições e é 43ª em ranking de universidades

EUA lideram ranking de melhores universidades do mundo