Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

UFF adotará Enem como único processo seletivo em 2013

Vestibular deste domingo é o último realizado pela instituição

A Universidade Federal Fluminense (UFF) usará, a partir de 2013, apenas as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em sua seleção de alunos. A prova do próximo domingo – correspondente à segunda fase do vestibular 2012 – será o último processo seletivo organizado pela instituição.

A partir da mudança, a UFF vai aderir integralmente ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU). O sistema preenche vagas de diversas universidades a partir das notas obtidas por estudantes no Enem.

Atualmente, 80% do total de vagas da instituição são preenchidas de acordo com a colocação de candidatos no vestibular e apenas 20% são destinadas a oriundos do SiSU. “Com o SiSU, alunos que moram em qualquer região do país poderão ingressar na UFF com a mesma facilidade de um estudante que mora no Rio de Janeiro”, afirma Neliton Ventura, coordenador do vestibular da instituição.

Mesmo com a migração de todas suas vagas para o SiSU, a instituição continuará a aplicar um bônus de 20% na nota final de candidatos que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas estaduais ou municipais de qualquer estado. Os concursos de transferência continuarão sendo organizados pela universidade, assim como a modalidade de ensino à distância.