Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Sisu: engenharia naval é curso com maior nota de corte

Pleiteantes à vaga precisam ter marcado 869,15 pontos no Enem. Já o curso de arquitetura e urbanismo, em SP, é o que tem maior relação candidato/ vaga

A primeira edição deste ano do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) registrou uma média de 29,1 candidatos para cada uma das 171.401 vagas oferecidas. A maior relação candidato/vaga está no Norte do país (44,97) e a menor, no Centro-Oeste (21,71). Os números foram divulgados pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante, nesta segunda-feira. O curso de arquitetura e urbanismo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) foi o mais concorrido, com mais de 350 candidatos para cada uma das quarenta vagas oferecidas. Já o curso com a maior nota de corte foi o de engenharia naval, que exigiu dos pleiteantes 869,15 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2013. Em segundo lugar, figura o de engenharia aeronáutica, com 817,17 pontos.

No total, o sistema registrou a participação de 2.559.987 candidatos, totalizando 4.988.206 inscrições, já que cada estudante pôde optar por até dois cursos. A segunda edição do Sisu será realizada no segundo semestre.

Leia também:

MEC divulga primeira chamada do Sisu

Prouni 2014 abre inscrições

Em obediência à Lei das Cotas, todas as instituições federais participantes do Sisu tiveram de destinar 25% de suas vagas a estudantes que cursaram o ensino médio em escolas da rede pública. Entre os cotistas, a relação candidato/vaga foi de 31,76. Já na ampla concorrência – que inclui os demais participantes – essa relação foi de 27,19.

Os estados com mais inscrições foram, respectivamente, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Ceará, Bahia e São Paulo. Já as instituições mais procuradas foram, pela ordem: Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Primeira chamada – Nesta segunda-feira, foi divulgada a primeira chamada do Sisu. A lista de aprovados está disponível no site do programa. As matrículas devem ser realizadas nos dias 17, 20 e 21 diretamente nas instituições de ensino.

Teste vocacional: descubra as carreiras que têm mais a ver com você

A segunda chamada será divulgada no dia 27. Quem ficar de fora das duas listagens poderá se inscrever na lista de espera entre os dias 27 de janeiro e 7 de fevereiro. Puderam concorrer às vagas estudantes que participaram da edição 2013 do Enem e que obtiveram nota maior que zero na prova de redação.

Leia também:

Sisu encerra inscrições com mais de 2,4 mi de candidatos

MEC divulga notas do Enem 2013