Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Sisu encerra inscrições com mais de 2,4 mi de candidatos

Prazo chega ao fim com número recorde de inscritos. Sistema oferece 171.401 vagas em cursos universitários públicos; primeira chamada sai na segunda

Foram encerradas na noite desta sexta-feira as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A primeira chamada dos candidatos selecionados será divulgada na próxima segunda-feira e as matrículas devem ser realizadas nos dias 17, 20 e 21.

O número de candidatos inscritos no sistema bateu recorde, superando a marca de 2,4 milhões e ultrapassando o total do ano passado – 1.949.958. Segundo o balanço parcial divulgado às 18h10 pelo Ministério da Educação (MEC), foram 2.444.853 candidatos e 4.755.311 inscrições, uma vez que cada estudante pode selecionar duas opções de cursos universitários.

Leia mais:

MEC divulga notas do Enem 2013

Site do Sisu vaza dados de candidatos

Nesta primeira edição de 2014, o sistema oferece 171.401 vagas em 4.723 cursos de 115 instituições públicas de educação superior. O sistema seleciona estudantes com base nas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A inscrição foi restrita ao estudante que participou da edição de 2013 do exame. Ficou impedido de se inscrever aquele que tirou zero na prova de redação.

Concorrência – Ao longo da semana de inscrições, que teve início na segunda, os cursos de medicina, administração e direito figuraram entre os mais concorridos. Medicina, por exemplo, chegou a ter 62,17 estudantes por vaga. A carreira de administração também foi a que recebeu o maior número de candidatos, ultrapassando a marca de 222.000 inscritos.

Teste vocacional: Descubra as carreiras que têm mais a ver com você

Segunda chamada – A segunda chamada será divulgada no dia 27.Quem ficar de fora das duas listagens poderá se inscrever na lista de espera entre os dias 27 de janeiro e 7 de fevereiro. O estudante só poderá manifestar interesse para o curso correspondente à primeira opção e não poderá participar o candidato que tenha sido convocado para o curso de primeira opção em qualquer uma das chamadas regulares.

De acordo com a Lei das Cotas, todas as universidades federais, além de institutos de educação, ciência e tecnologia e centros de educação tecnológica participantes do Sisu devem garantir pelo menos 25% das vagas para estudantes que cursaram o ensino médio em escolas públicas.

Cronograma

13 de janeiro: Primeira chamada

17, 20 e 21 de janeiro: Matrícula da primeira chamada

27 de janeiro: Segunda chamada

27 de janeiro a 7 de fevereiro: Inscrição na lista de espera

31 de janeiro a 4 de fevereiro: Matrícula da segunda chamada

A partir de 11 de fevereiro: Convocação dos candidatos em lista de espera