Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Sete temas da atualidade que podem aparecer no Enem e vestibulares deste ano

Vírus zika, eleições americanas e o rompimento da barragem de Mariana são algumas das apostas dos professores. Saiba como se preparar para as provas

A preparação para o ano de vestibular não consiste apenas no aprendizado e treino das matérias básicas ensinadas na sala de aula. As questões que abordam atualidades costumam aparecer de maneira interdisciplinar nas provas, normalmente nas matérias de história e geografia, mas, principalmente, como tema de redações. Acompanhar assuntos que são discutidos no Brasil e no mundo é um fator importante para um bom desempenho nos vestibulares.

Leia também:

Fuvest 2017: prova da primeira fase será em 27 de novembro

Unicamp divulga calendário do vestibular 2017: inscrições começam em agosto

Confira cinco dicas para ir bem nos vestibulares

Em entrevista ao site de VEJA, o professor de historia do Curso Poliedro, Rodolfo Neves, aconselha aos alunos procurar mais de uma fonte de informação, como portais de notícias, jornais e revistas (semanais e mensais) para se manter informado sobre os principais temas do momento. “A ideia é que o estudante monte um repertório próprio com diferentes visões sobre o mesmo assunto. Desta maneira, ele poderá melhorar o modo, por exemplo, como constrói seus argumentos em uma redação ou nas respostas de questões discursivas”, afirmou o professor.

De acordo com Neves, os vestibulares irão ser muito cuidadosos se decidirem elaborar perguntas que envolvam o atual momento político brasileiro. “Acho difícil que haja questões com conteúdo muito explícito, até para que não aparente algo partidário. É mais cômodo que as provas apresentem itens ligados à política internacional”, disse.

Para Daniel Perry, professor de história e coordenador do curso pré-vestibular Anglo, temas como zika vírus e o Estado Islâmico (EI) têm enorme probabilidade de serem cobrados nos vestibulares: “Até a data das principais provas, muita coisa ainda poderá acontecer nos dois temas. O aluno deve prestar bastante atenção no noticiário, tentar formular ligações com as matérias ensinadas em sala de aula e fazer uma análise própria sobre a importância do assunto”, sugere o professor.

Confira os sete temas que podem aparecer na redação e nas provas do Enem e vestibulares deste ano: