Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Rio: programa dará bônus de até 4.000 reais a professor

Dividido em três níveis, sistema avaliará qualidade dos docentes estaduais

O governo do estado do Rio de Janeiro anunciou que criará um programa de certificação voltado a professores da rede estadual, com o objetivo de testar, por meio de provas, a competência deles em sala de aula. Os docentes que passarem nas provas receberão até 4.000 reais de bonificação. A informação foi publicada na edição desta terça-feira do Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro.

Leia também:

Professores da rede municipal de SP anunciam greve

SP: professor da rede estadual falta 27 dias por ano

O programa será dividido em três níveis de provas: a primeira avaliará o conhecimento do professor na disciplina que ministra, o planejamento de suas aulas e os métodos de avaliação adotados. Já a segunda prova cobrará técnicas empregadas para o ensino, enquanto a terceira exigirá a demonstração de uma aula prática. O programa, a ser lançado ainda neste ano, terá adesão voluntária.

Os inscritos que cumprem de trinta a quarenta horas semanais de aula receberão bônus mensal de 1.000 reais se obtiverem êxito no nível um, 2.000 reais se passarem na segunda prova e 4.000 reais se forem aprovados na última etapa. Ao educador que exerce carga horária de 16 a 22 horas, esses valores serão de 500 reais, 1.000 reais e 2.000 reais, respectivamente.

Pelas regras do programa, os três níveis precisam ser realizados cronologicamente e os professores poderão fazer apenas uma prova por ano até chegarem ao terceiro patamar. Eles também precisam comprovar, no mínimo, um ano de exercício no cargo ou, se estavam em licença, seis meses. No caso de um mesmo profissional dar aulas em mais de uma disciplina, ele deverá escolher somente uma delas para participar do programa. O patamar atingido com a prova é válido por cinco anos; depois deste período, o docente precisa refazer a prova do nível em que está para permanecer nele.O governo do estado ainda não decidiu a instituição que será responsável pela avaliação.