Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Redação do Enem, parte 4: apresente soluções

Apresentar propostas realistas em lugar das vazias e assumir responsabilidades são orientações dos professores para a prova

A quinta e última competência avaliada na redação do Enem diz respeito à capacidade dos estudantes de apresentar uma solução (ou ao menos intervenção) para o problema apresentado pelos examinadores. É o momento do aluno deixar claro que não está alheio às questões apresentadas. “É importante o jovem demonstrar que, ao mesmo tempo em que vive no mundo, também o constrói”, afirma a professora Eclícia Pereira, coordenadora de redação do Cursinho da Poli.

Os capítulos do Microcurso de redação do Enem:

segunda-feira: domínio do idioma

terça-feira: adequação ao tema proposto

quarta-feira: como argumentar

sexta-feira: redações nota 10 comentadas

A competência vale o mesmo número de pontos (200) das demais, mas tem um papel fundamental. “É a última chance de convencer o examinador de que o texto merece uma boa nota”, diz Tiago Fernandes, professor de redação do CPV Vestibulares. O ideal é que a proposta de intervenção contemple cada um dos pontos abordados na argumentação.

Portanto, concluir a dissertação mostrando indiferença é pedir para receber nota baixa. Expressões como “não há nada o que ser feito diante disso”, “não adianta querermos mudar a situação”, “o mundo é assim desde que é mundo” ou “não há solução” são improdutivas e, por isso, devem ser banidas do texto. A principal orientação dos professores é simples: pouco importa se o candidato é contra ou a favor de determinado ponto de vista – o fundamental é propor uma forma de intervir no problema dado.

Confira na lista a seguir outras formas de aprimorar a conclusão da redação:

Saiba mais sobre o Enem:

Manual do Candidato do Enem

Saiba como é calculada a nota do Enem

Nove temas da atualidade que podem cair na prova

Raio-x: os conteúdos mais cobrados nos exames anteriores

Conteúdos para estudar em vídeo:

Orientações gerais para uma boa prova

História

Geografia

Humanidades

Inglês

Português

Matemática

Física

Química

Biologia