Último mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Prova de humanas do Enem privilegiou questões do cotidiano

Para professores do curso Anglo, questões estavam mais fáceis e contemporâneas em história e sociologia, mas mais complexas em filosofia

Por Larissa Faria
Atualizado em 4 nov 2018, 21h28 - Publicado em 4 nov 2018, 21h27

A prova de ciências humanas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2018, uma das três realizadas neste domingo por estudantes de todo o Brasil, assim como a de linguagens e códigos e a redação, teve, como de praxe, noventa questões, que contemplam as disciplinas de história, geografia, filosofia e sociologia.

Na avaliação dos professores do Anglo Vestibulares, instituição de ensino parceira de VEJA na correção e cobertura das provas, as questões se aproximaram de temas do cotidiano, sobretudo em sociologia, em que estes tiveram amplo predomínio em comparação com as teorias políticas, mais comuns a outros vestibulares. Temas como democracia, machismo, globalização e redes sociais foram citados.

“É uma tendência do Enem trazer assuntos que não estão nos livros didáticos, mas no nosso cotidiano e cultura”, afirmou Jucenir Rocha, professor de sociologia do curso pré-vestibular. Já as questões de história, que costumam ser “cabeludas”, nas palavras de Gian Dorigo, que leciona essa disciplina e também filosofia no Anglo, estavam tranquilas.

“As perguntas não eram ambíguas ou polêmicas e não tinham alternativas que deixassem dúvida na hora de responder”, conta, dizendo que considerou a prova da matéria fácil, algo que não sentiu com as questões de filosofia. “Eram apenas seis questões, mas bem complexas. Os textos eram árduos, difíceis para o entendimento de um aluno do ensino médio”, comentou.

A publicação oficial dos gabaritos e cadernos de questões deve ser feita apenas em 14 de novembro, no site do Inep. Por isso, os professores do Anglo Vestibulares realizam em parceria com VEJA a correção e divulgação de um gabarito extraoficial.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.