Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Plataforma de EAD de Harvard e MIT se associa ao Google

Parceria entre edX e o gigante de buscas criará ferramenta que permite que instituições e professores de todo o mundo ofereçam seus cursos on-line

A plataforma de ensino à distância edX, fundada em 2012 pelas universidades americanas Harvard e Instituto Tecnológico de Massachusetts (MIT), anunciou nesta terça-feira uma parceria com o gigante de buscas Google para o desenvolvimento de uma nova ferramenta de EAD para uso universal. Na Moorc.org, como foi batizada a ferramenta, universidades, professores, governos e empresas poderão hospedar cursos de sua autoria e oferecê-los ao público em geral. O site deve ser lançado no primeiro semestre de 2014 e será operado pela Open edX, plataforma de código aberto elaborada pelo Google e pela edX.

Leita também:

‘Ensino a distância é parceiro da educação’

Harvard forma 5% dos CEOs das 500 maiores empresas do planeta. Confira ranking

Atualmente, a edX disponibiliza cursos completos e gratuitos de 28 instituições de ensino superior – comunidade intitulada xConsortium. As universidades de Toronto, Berkeley, Hong Kong e Seul são algumas das integrantes, além, é claro, das fundadoras Harvard e MIT. A parceria com o Google tem também o objetivo de aumentar o alcance das aulas oferecidas pela edX.

Para aprimorar as duas plataformas, os desenvolvedores do Google vão trabalhar com especialistas das principais universidades ligadas à edX. “Acreditamos que o Google será um parceiro perfeito para trabalhar conforme moldamos a próxima geração de educação aberta”, afirmou o presidente da edX, Anant Agarwal, durante o anúncio. “Aprenderemos a aprimorar nossa plataforma à medida que tenhamos mais usuários produzindo e consumindo conteúdo”, disse.