Para especialista, Executivo não implementa políticas públicas de educação
Superintendente da Fundação Itaú Social, Angela Dannemann defende participação mais ativa da sociedade como forma de transformar sistema educacional
![](https://veja.abril.com.br/wp-content/uploads/2018/05/3-vejaamarelas-aovivo-angela-dannemann-ceo-da-fundaccca7acc83o-itaucc81-social-colunista-de-veja-dora-kramer-8144.jpg?quality=90&strip=info&w=1280&h=720&crop=1)
A educação precisa sair do círculo vicioso de ser uma pauta simpática aos eleitores, mas, na prática, ficar apenas em discursos vagos de políticos, sem ações concretas. Essa é a avaliação do atual panorama educacional feito por Angela Dannemann, superintendente da Fundação Itaú Social e integrante de um grupo de executivos do terceiro setor, que atua para promover o avanço da educação no Brasil.
“Hoje a educação fica só na fala, não fica na ação. Temos esse problema no Brasil de ficarmos muito no discurso e não na execução. Esses políticos que você citou, Cristovam [Buarque, senador] e Darcy Ribeiro, vão mais para o Legislativo. Mas a lei é só uma parte, depois a política precisa ser implementada, e isso cabe ao Executivo. E os executivos que são eleitos não implementam essa política de educação”, avaliou, em resposta à colunista de VEJA Dora Kramer, que citou políticos ligados à pauta e que não obtiveram sucesso em eleições majoritárias.
![Cármen Lúcia, presidente do STF, foi a primeira entrevistada da terceira edição do fórum Amarelas ao Vivo, que ocorreu nesta terça-feira - 29/05/2018 Cármen Lúcia, presidente do STF, foi a primeira entrevistada da terceira edição do fórum Amarelas ao Vivo, que ocorreu nesta terça-feira - 29/05/2018](https://veja.abril.com.br/wp-content/uploads/2018/05/3-vejaamarelas-aovivo-cacc81rmen-lucc81cia-presidente-do-stf-redator-chefe-de-veja-policarpo-junior-88482.jpg?quality=90&strip=info&w=920&w=636)
![<a href="https://veja.abril.com.br/educacao/carmen-lucia-nao-se-reivindica-o-que-nao-se-conhece/">A ministra Cármen Lúcia falou com o redator-chefe Policarpo Junior por videoconferênci</a>a; ela não pode estar presente no evento, em São Paulo, por causa das consequências da greve dos caminhoneiros - 29/05/2018 <a href="https://veja.abril.com.br/educacao/carmen-lucia-nao-se-reivindica-o-que-nao-se-conhece/">A ministra Cármen Lúcia falou com o redator-chefe Policarpo Junior por videoconferênci</a>a; ela não pode estar presente no evento, em São Paulo, por causa das consequências da greve dos caminhoneiros - 29/05/2018](https://veja.abril.com.br/wp-content/uploads/2018/05/3-vejaamarelas-aovivo-cacc81rmen-lucc81cia-presidente-do-stf-redator-chefe-de-veja-policarpo-junior-8848.jpg?quality=90&strip=info&w=920&w=636)
![O tema desta edição do evento foi 'Educação: Saber é Poder'; Marjo Kyllönen, secretária de educação de Helsinque, foi uma das entrevistadas - 29/05/2018 O tema desta edição do evento foi 'Educação: Saber é Poder'; Marjo Kyllönen, secretária de educação de Helsinque, foi uma das entrevistadas - 29/05/2018](https://veja.abril.com.br/wp-content/uploads/2018/05/3-vejaamarelas-aovivo-marjo-kyllocc88nen-secretacc81ria-de-educaccca7acc83o-de-helsinque-redatora-chefe-de-veja-thaicc81s-oyama-8045.jpg?quality=90&strip=info&w=920&w=636)
![Marjo Kyllönen foi entrevistada pela redatora-chefe Thaís Oyama; <a href="https://veja.abril.com.br/educacao/educacao-multidisciplinar-aproxima-criancas-da-escola-diz-especialista/">ela afirmou que a multidisciplinaridade aproxima as crianças da escola</a> - 29/05/2018 Marjo Kyllönen foi entrevistada pela redatora-chefe Thaís Oyama; <a href="https://veja.abril.com.br/educacao/educacao-multidisciplinar-aproxima-criancas-da-escola-diz-especialista/">ela afirmou que a multidisciplinaridade aproxima as crianças da escola</a> - 29/05/2018](https://veja.abril.com.br/wp-content/uploads/2018/05/3-vejaamarelas-aovivo-marjo-kyllocc88nen-secretacc81ria-de-educaccca7acc83o-de-helsinque-redatora-chefe-de-veja-thaicc81s-oyama-8040.jpg?quality=90&strip=info&w=920&w=636)
![O guru e líder espiritual Sri Prem Baba falou sobre a inteligência emocional na escola - 29/05/2018 O guru e líder espiritual Sri Prem Baba falou sobre a inteligência emocional na escola - 29/05/2018](https://veja.abril.com.br/wp-content/uploads/2018/05/3-vejaamarelas-aovivo-sri-prem-baba-guru-licc81der-espiritual-editora-de-veja-ana-clara-costa-8102.jpg?quality=90&strip=info&w=920&w=636)
![Em entrevista à editora Ana Clara Costa, <a href="https://veja.abril.com.br/educacao/sri-prem-baba-crianca-nao-e-respeitada-em-sua-sabedoria-nata/">Prem Baba afirmou que 'criança não é respeitada em sua sabedoria nata'</a> - 29/05/2018 Em entrevista à editora Ana Clara Costa, <a href="https://veja.abril.com.br/educacao/sri-prem-baba-crianca-nao-e-respeitada-em-sua-sabedoria-nata/">Prem Baba afirmou que 'criança não é respeitada em sua sabedoria nata'</a> - 29/05/2018](https://veja.abril.com.br/wp-content/uploads/2018/05/3-vejaamarelas-aovivo-sri-prem-baba-guru-licc81der-espiritual-editora-de-veja-ana-clara-costa-8102-1.jpg?quality=90&strip=info&w=920&w=636)
![Em seguida, Angela Dannemann, CEO da Fundação Itaú Social, <a href="https://veja.abril.com.br/educacao/para-especialista-executivo-nao-implementa-politicas-publicas-de-educacao/">conversou sobre o tema 'Como engajar a sociedade na causa do ensino'</a> - 29/05/2018 Em seguida, Angela Dannemann, CEO da Fundação Itaú Social, <a href="https://veja.abril.com.br/educacao/para-especialista-executivo-nao-implementa-politicas-publicas-de-educacao/">conversou sobre o tema 'Como engajar a sociedade na causa do ensino'</a> - 29/05/2018](https://veja.abril.com.br/wp-content/uploads/2018/05/3-vejaamarelas-aovivo-angela-dannemann-ceo-da-fundaccca7acc83o-itaucc81-social-colunista-de-veja-dora-kramer-8144.jpg?quality=90&strip=info&w=920&w=636)
![A entrevista com Angela Dannemann foi conduzida pela colunista Dora Kramer - 29/05/2018 A entrevista com Angela Dannemann foi conduzida pela colunista Dora Kramer - 29/05/2018](https://veja.abril.com.br/wp-content/uploads/2018/05/3-vejaamarelas-aovivo-angela-de-frente.jpg?quality=90&strip=info&w=920&w=636)
![Ex-secretária-executiva do Ministério da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro também esteve presente no Amarelas Ao Vivo - 29/05/2018 Ex-secretária-executiva do Ministério da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro também esteve presente no Amarelas Ao Vivo - 29/05/2018](https://veja.abril.com.br/wp-content/uploads/2018/05/3-vejaamarelas-aovivo-maria-helena-g-de-castro-educadora-e-sociocc81loga-editora-executiva-de-veja-monica-weinbergue-9342.jpg?quality=90&strip=info&w=920&w=636)
![A educadora e socióloga foi entrevistada pela editora executiva Monica Weinberg; <a href="https://veja.abril.com.br/educacao/maria-helena-castro-universidade-esta-distante-das-escolas-publicas/">idealizadora da reforma no Ensino Médio, ela afirmou que as mudanças sofrem resistências no meio acadêmico</a> - 29/05/2018 A educadora e socióloga foi entrevistada pela editora executiva Monica Weinberg; <a href="https://veja.abril.com.br/educacao/maria-helena-castro-universidade-esta-distante-das-escolas-publicas/">idealizadora da reforma no Ensino Médio, ela afirmou que as mudanças sofrem resistências no meio acadêmico</a> - 29/05/2018](https://veja.abril.com.br/wp-content/uploads/2018/05/3-vejaamarelas-aovivo-maria-helena-g-de-castro-educadora-e-sociocc81loga-editora-executiva-de-veja-monica-weinbergue-8156.jpg?quality=90&strip=info&w=920&w=636)
![Marcelo Finger, professor de ciência da computação da USP, <a href="https://veja.abril.com.br/educacao/inteligencia-artificial-nao-substituira-o-professor-diz-especialista/">falou sobre como a inteligência artificial vai mudar o ensino</a> - 29/05/2018 Marcelo Finger, professor de ciência da computação da USP, <a href="https://veja.abril.com.br/educacao/inteligencia-artificial-nao-substituira-o-professor-diz-especialista/">falou sobre como a inteligência artificial vai mudar o ensino</a> - 29/05/2018](https://veja.abril.com.br/wp-content/uploads/2018/05/3-vejaamarelas-aovivo-marcelo-finger-professor-de-ciecc82ncia-da-computaccca7acc83o-da-usp-editor-de-veja-silvio-navarro-8209.jpg?quality=90&strip=info&w=920&w=636)
![Marcelo Finger foi entrevistado pelo editor Silvio Navarro - 29/05/2018 Marcelo Finger foi entrevistado pelo editor Silvio Navarro - 29/05/2018](https://veja.abril.com.br/wp-content/uploads/2018/05/3-vejaamarelas-aovivo-marcelo-finger-professor-de-ciecc82ncia-da-computaccca7acc83o-da-usp-editor-de-veja-silvio-navarro-8218.jpg?quality=90&strip=info&w=920&w=636)
![No evento, <a href="https://veja.abril.com.br/educacao/karnal-revolucoes-so-serao-duradouras-se-forem-baseadas-em-educacao/">o professor e historiador Leandro Karnal afirmou que as revoluções só serão duradouras se forem baseadas na educação</a> - 29/05/2018 No evento, <a href="https://veja.abril.com.br/educacao/karnal-revolucoes-so-serao-duradouras-se-forem-baseadas-em-educacao/">o professor e historiador Leandro Karnal afirmou que as revoluções só serão duradouras se forem baseadas na educação</a> - 29/05/2018](https://veja.abril.com.br/wp-content/uploads/2018/05/3-vejaamarelas-aovivo-leandro-karnal-professor-e-historiador-chefe-de-veja-mauricio-lima-8237.jpg?quality=90&strip=info&w=920&w=636)
![Karnal foi entrevistado pela redator-chefe Mauricio Lima - 29/05/2018 Karnal foi entrevistado pela redator-chefe Mauricio Lima - 29/05/2018](https://veja.abril.com.br/wp-content/uploads/2018/05/3-vejaamarelas-aovivo-leandro-karnal-professor-e-historiador-chefe-de-veja-mauricio-lima-8243.jpg?quality=90&strip=info&w=920&w=636)
![<a href="https://veja.abril.com.br/educacao/em-favela-do-rio-diretora-de-escola-busca-protagonismo-de-alunos/">A diretora Flávia Rezek contou sua experiência de sucesso em escola localizada numa favela do Rio</a> - 29/05/2018 <a href="https://veja.abril.com.br/educacao/em-favela-do-rio-diretora-de-escola-busca-protagonismo-de-alunos/">A diretora Flávia Rezek contou sua experiência de sucesso em escola localizada numa favela do Rio</a> - 29/05/2018](https://veja.abril.com.br/wp-content/uploads/2018/05/3-vejaamarelas-aovivo-flacc81via-rezek-diretora-de-escola-colunista-de-veja-ricardo-noblat-9557.jpg?quality=90&strip=info&w=920&w=636)
![A entrevista foi conduzida pelo colunista Ricardo Noblat - 29/05/2018 A entrevista foi conduzida pelo colunista Ricardo Noblat - 29/05/2018](https://veja.abril.com.br/wp-content/uploads/2018/05/3-vejaamarelas-aovivo-flacc81via-rezek-diretora-de-escola-colunista-de-veja-ricardo-noblat-9583.jpg?quality=90&strip=info&w=920&w=636)
![<span>A convite do jornalista, os dois filhos da diretora, Arthur e Ricardo, também estiveram no palco e contaram outras razões para o sucesso do projeto da mãe</span> - 29/05/2018 <span>A convite do jornalista, os dois filhos da diretora, Arthur e Ricardo, também estiveram no palco e contaram outras razões para o sucesso do projeto da mãe</span> - 29/05/2018](https://veja.abril.com.br/wp-content/uploads/2018/05/3-vejaamarelas-aovivo-flacc81via-rezek-diretora-de-escola-colunista-de-veja-ricardo-noblat-9605.jpg?quality=90&strip=info&w=920&w=636)
![Denis Mizne, diretor-executivo da Fundação Lemann, foi entrevistado sobre o tema "Por que muitas reformas educacionais falham" - 29/05/2018 Denis Mizne, diretor-executivo da Fundação Lemann, foi entrevistado sobre o tema "Por que muitas reformas educacionais falham" - 29/05/2018](https://veja.abril.com.br/wp-content/uploads/2018/05/3-vejaamarelas-aovivo-denis-mizne-diretor-executivo-da-fundaccca7acc83o-lemann-redator-chefe-de-veja-facc81bio-altman-9654.jpg?quality=90&strip=info&w=920&w=636)
![Ao redator-chefe Fábio Altman, Mizne afirmou que<a href="https://veja.abril.com.br/educacao/denis-mizne-o-brasil-vai-mudar-dentro-da-sala-de-aula/"> investimentos em infraestrutura não são suficientes se professor não souber ensinar</a> - 29/05/2018 Ao redator-chefe Fábio Altman, Mizne afirmou que<a href="https://veja.abril.com.br/educacao/denis-mizne-o-brasil-vai-mudar-dentro-da-sala-de-aula/"> investimentos em infraestrutura não são suficientes se professor não souber ensinar</a> - 29/05/2018](https://veja.abril.com.br/wp-content/uploads/2018/05/3-vejaamarelas-aovivo-denis-mizne-diretor-executivo-da-fundaccca7acc83o-lemann-redator-chefe-de-veja-facc81bio-altman-9664.jpg?quality=90&strip=info&w=920&w=636)
![A última entrevista do Amarelas ao Vivo foi com o casal Iberê Thenório e Mariana Fulfaro, criadores do canal do YouTube 'Manual do Mundo' - 29/05/2018 A última entrevista do Amarelas ao Vivo foi com o casal Iberê Thenório e Mariana Fulfaro, criadores do canal do YouTube 'Manual do Mundo' - 29/05/2018](https://veja.abril.com.br/wp-content/uploads/2018/05/3-vejaamarelas-aovivo-manual-do-mundo-iberecc82-thenocc81rio-e-mariana-fulfaro-editor-de-veja-filipe-vilicic-9685.jpg?quality=90&strip=info&w=920&w=636)
![Em entrevista ao editor Filipe Vilicic, eles falaram sobre <a href="https://veja.abril.com.br/educacao/criadores-do-manual-do-mundo-youtube-permite-democratizar-conhecimento/">como a internet democratiza o conhecimento</a> - 29/05/2018 Em entrevista ao editor Filipe Vilicic, eles falaram sobre <a href="https://veja.abril.com.br/educacao/criadores-do-manual-do-mundo-youtube-permite-democratizar-conhecimento/">como a internet democratiza o conhecimento</a> - 29/05/2018](https://veja.abril.com.br/wp-content/uploads/2018/05/3-vejaamarelas-aovivo-manual-do-mundo-iberecc82-thenocc81rio-e-mariana-fulfaro-editor-de-veja-filipe-vilicic-9678.jpg?quality=90&strip=info&w=920&w=636)
Durante participação no fórum Amarelas ao Vivo, edição de palco das tradicionais Páginas Amarelas de VEJA, a pesquisadora falou sobre os esforços para engajar a sociedade em favor do avanço do ensino no país. Ela considera que os bons exemplos indicam a necessidade de pacto entre essas autoridades públicas, pais e professores podem transformar a realidade brasileira.
“O Ceará, em 2007, decidiu colaborativamente entre o governo e sociedade, em um esforço coletivo, combater o analfabetismo com a participação de todos. Hoje, 2017, dez anos depois, o Ceará não tem mais problema de analfabetismo. E o que aconteceu? Foi um milagre?”, questiona.
Ela reflete que as pessoas com as condições socioeconômicas para integrar grupos que possam atuar na promoção de mudanças estão distantes da escola pública, tampouco matriculam seus filhos nela. “Como nós podemos cobrar uma mudança, nesse caso na educação, em algo por que não nos interessamos?”, prossegue.
Para resolver essas questões, Angela Dannemann defendeu um projeto que será anunciado nas próximas semanas, o #EducaçãoJá. Especialistas de diversas áreas e instituições passaram os últimos meses reunidos com o movimento Todos Pela Educação para formular um conjunto de doze tópicos essenciais para a educação brasileira.
Um deles é a profissionalização do ensino público, com o fim de indicações políticas para as direções de escolas. “Não adianta um administrador cair de paraquedas em uma escola. Ele precisa conhecer como funciona uma escola. O ensino superior também precisa preparar professores para ser diretores”, emendou.
A pesquisadora também defendeu a adoção da Base Comum Curricular como forma de reverter a lógica das escolas de ensino médio, que se pautam apenas por temas cobrados em provas de vestibular. “O exame indica se estamos aprendendo, mas treinar para esse exame é a pior coisa do mundo. E o que a Base faz é colocar um padrão do que deve ser ensinado. Em vez de o exame pautar a escola, agora a Base articula um sistema.”