Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Nova prova medirá nível de alfabetização das crianças

Prova ABC, como foi batizada, será aplicada a 6.000 estudantes de todo o Brasil

Começou a ser aplicada nesta semana a avaliação nacional que pretende detectar o nível de alfabetização das crianças que já completaram os três primeiros anos do ensino fundamental. Ao todo, foram selecionados 6.000 alunos de 262 turmas de escolas municipais, estaduais e particulares de todas as capitais do país para participar da prova. Os resultados estão previstos para a segunda quinzena de junho.

A prova ABC, como foi batizada, é uma iniciativa do Movimento Todos Pela Educação. Uma das cinco metas da ONG prevê que todas as crianças estejam plenamente alfabetizadas até os 8 anos. Também participam da concepção de elaboração da prova o Instituto Paulo Montenegro, a Fundação Cesgranrio e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).

De acordo com o Todos pela Educação, foram constituídos dez cadernos de matemática e dez de língua portuguesa. Cada caderno tem 20 itens – ou de português ou de matemática. A prova de redação é comum a todos os estudantes que participarem da avaliação. Apenas uma turma de 4.º ano de cada uma das escolas selecionadas por sorteio fará a prova.

Em 2008, dados divulgados pelo IBGE (nstituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostraram que 1,3 milhão de crianças e adolescentes brasileiros de 8 a 14 anos não sabiam ler nem escrever. Desse total, 84,5% frequentavam a escola.