Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

MEC corrige ranking do Enem 2012 e Objetivo fica em 1º

Outras duas instituições entram na lista; 21 aguardam revisão

O Ministério da Educação (MEC) corrigiu nesta quarta-feira a listagem Enem por Escola 2012, divulgada nesta terça-feira. Com a correção, o colégio Objetivo Integrado, de São Paulo, que havia ficado de fora da lista de 11.239 escolas, aparece na primeira posição da lista, com média geral de 740,81 pontos. Foram incluídas também na lista os colégios Objetivo Integrado de Mogi das Cruzes (média de 675,17 pontos, 32º colocado) e o Classe A, de Mato Grosso do Sul (média de 625,03 pontos, 372º lugar). Clique no quadro abaixo para conferir o ranking completo.

Leia também:

Escolas campeãs do ranking miram em vestibulares

Enem 2012: escolas ‘top’ de SP cobram mensalidade mínima de 1.345 reais

Enem 2012 repete 2011: poucas escolas públicas na elite (ranking completo)

90% das escolas estaduais ficam abaixo da média no Enem 2012

O MEC alegou que as três escolas haviam ficado de fora da listagem porque “análises realizadas pela equipe técnica da DAEB [Diretoria de Avaliação da Educação Básica] constataram que em todos o casos, (sic) as escolas tiveram na base de inscritos do Enem 2012 mais estudantes concluintes que o total de estudantes concluintes presentes no Censo escolar 2012, o que gera uma taxa de participação superior a 100%, o que impediu o cálculo da média”. Em resumo, segundos dados do MEC, o número de alunos que realizaram a prova superava a quantidade de estudantes matriculados nas instituições.

Outras 21 escolas também questionaram a ausência na listagem publicada nesta terça-feira. Segundo o MEC, seus pedidos de revisão serão analisados.

Foi revelado somente o desempenho de instituições em que pelo menos metade dos concluintes do ensino médio realizou a avaliação. Escolas com menos de dez alunos também foram desconsideradas do levantamento.

As médias de cada unidade foram atribuídas com base nas notas dos alunos concluintes nas provas de ciências humanas, ciências da natureza, linguagens e matemática. Desde o Enem 2011, a prova de redação não é utilizada para o cálculo da pontuação final da instituição. A média das 11.242 escolas brasileiras listadas pelo MEC foi de 516,5 pontos.

Desempenho das escolas na edição do Enem 2011:

Entre melhores escolas, só 10% são públicas

92% escolas estaduais ficam abaixo da média

Escolas campeãs do Enem miram os vestibulares

Entre 1.000 melhores, nenhuma escola pública regular

30% das escolas não atingem nota para diplomação no ensino médio

Desempenho das escolas na edição do Enem 2010:

Como esperado, escolas particulares dominam

Taxa de participação de alunos da rede privada supera a da pública em 85%

Desempenho das escolas na edição do Enem 2009:

Nove das dez melhores escolas do Enem são privadas