Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

MEC cancela vestibulares de 270 cursos de humanas

Com medida, 44.069 vagas de graduação serão congeladas

O Ministério da Educação (MEC) determinou nesta quinta-feira a suspensão do vestibular de 270 cursos de ensino superior das áreas de humanidades. Isso significa o congelamento de 44.069 vagas.

A medida faz parte de uma avaliação trienal que determina o Conceito Preliminar de Curso (CPC) de graduações como administração, ciências contábeis, direito, psicologia e jornalismo, além de cursos tecnológicos de áreas afins. O número representa 3,2% do total de 8.184 de cursos em 1.762 instituições de ensino superior analisadas em 2012.

O CPC, que determina a nota da universidade e, logo, influencia a escolha dos estudantes por um curso superior, revela que a área melhorou em relação a 2009. Naquele ano, apenas 51,5% dos cursos apresentavam conceitos satisfatórios, ou seja, notas 3, 4 ou 5. Já em 2012, 71,6% se adequaram ao padrão mínimo de qualidade instituído pelo MEC para manter o curso aberto.

Além de impedir o ingresso de novos alunos, os 270 cursos que receberam conceitos 1 e 2 ficarão sob supervisão e deverão apresentar propostas de melhorias em até 60 dias.

Leia também:

Brasil tem só 4 universidades em ranking de emergentes

USP cai em ranking e Brasil deixa elite universitária global

Unicamp é única brasileira no mais respeitado ranking de “universidades jovens”

Avanço do Brasil na educação perde fôlego, revela o Pisa

Pisa 2012: Cazaquistão e Albânia crescem mais que Brasil

Ainda de acordo com o levantamento, que leva em consideração fatores como a qualidade docente e a nota dos estudantes no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), apenas 1,5% dos cursos pode ser considerado excelente, pois alcançou conceito 5 no exame.

Comparada às ultimas duas avaliações do gênero feitas pelo MEC, a análise desse ano reprova uma percentagem pequena de cursos. Nas áreas de ciências exatas e licenciaturas, que foram avaliadas em 2011, por exemplo, 27% dos cursos foram reprovados.