Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

MEC abre em março consulta pública sobre Enem

Objetivo é coletar opiniões e sugestões para a melhoria do exame federal

O Ministério da Educação (MEC) vai abrir em março uma consulta pública para a população comentar e sugerir mudanças no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A expectativa é que a consulta ajude na reformulação do exame federal. A informação foi confirmada nesta quarta-feira por Francisco Soares, presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia do MEC responsável pelo Enem. A data para o início da consulta ainda não foi divulgada.

“A reformulação do Enem está ligada à discussão da base nacional comum, que irá dizer os conteúdos mínimos que os estudantes devem aprender em cada ano escolar”, disse Soares durante apresentação na Câmara Americana de Comércio Brasil-EUA (Amcham). “A questão da educação não é uma discussão só de especialistas. Nós temos que entender as necessidades dos diferentes setores”, disse o presidente do Inep ao justificar a importância da consulta pública para a melhoria do exame.

Leia também:

MEC abre consulta pública sobre valorização dos diretores escolares

MEC anuncia consulta pública para Enem online

Entre os temas que devem ser abrodados na consulta está a viabilidade de realizar o Enem pela internet. Hoje, a prova é feita em escala nacional e aplicada em todos os Estados e no Distrito Federal durante dois dias, em geral entre os meses de outubro e novembro. O ministro Cid Gomes, contudo, propõe uma versão virtual do exame, modelo que permitiria a aplicação da prova mais de uma vez ao ano.

O objetivo do ministro é criar um banco de dados para o Enem, que contaria com 8.000 questões para cada uma das quatro áreas avaliadas no exame (linguagens, matemática, ciências da natureza e ciências humanas), totalizando 32.000 questões disponíveis para o aluno estudar e aprimorar os conhecimentos. Isso, justifica Gomes, evitaria o problema de vazamento de questões da prova.

Atualmente, o MEC está trabalhando com uma consulta pública a respeito da valorização dos diretores de escola. Essa é a primeira consulta realizada pelo MEC desde que Gomes assumiu o cargo de ministro, em janeiro deste ano. O objetivo é que a discussão sobre o Enem seja aberta ao público quando o debate sobre diretores for encerrado, no dia 2 de março.