Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Inep divulga locais de prova do Enem

Ministério diz que aumentou número de pontos para impedir contágio de Covid-19 durante exame que acontece nos dias 17 e 24 de janeiro

Por Ricardo Ferraz Atualizado em 5 jan 2021, 09h08 - Publicado em 5 jan 2021, 08h56
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulga hoje os locais de provas do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem. A informação vai constar no Cartão de Confirmação de Inscrição, disponibilizado pela internet na Página do Participante, no portal do Enem. Após ser adiada por causa da pandemia de coronavírus, a prova ocorrerá nos dias 17 e 24 de janeiro, mesmo diante da nova escalada nos números de casos.

    Publicidade

    A manutenção do exame tem gerado revolta de estudantes nas redes sociais. A mobilização virtual foi responsável por suspender o Enem, inicialmente previsto para ocorrer em outubro e novembro do ano passado.

    Publicidade

    O Inep alega que o número de pontos para a realização da prova foi ampliado, de forma a garantir a presença de menos estudantes por sala de aula. Os participantes serão obrigados a usar máscara o tempo todo para evitar o contágio. Seguindo as recomendações do Ministério da Saúde, o Inep aconselha que os candidatos levem uma máscara a mais para ser substituída durante as quatro horas de prova.

    Ao todo, mais de 5,7 milhões de pessoas confirmaram as inscrições. Esse ano, a contaminação por Covid 19 entrou no rol das justificativas que permitem a reposição do exame, marcada para os dias 23 e 24 de fevereiro. Para que isso ocorra, no entanto, é preciso comunicar o Inep por meio do site, um dia antes do exame, anexando um atestado médico. No documento devem constar data, nome completo do participante, o nome, número de CRM e assinatura do médico responsável e o código de Classificação Internacional de Doença (CID) da Covid 19.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    Outra novidade da edição 2020 do exame é ampliação do Enem Digital. Cerca de 100 mil candidatos vão fazer a prova pelo computador, em locais determinados pelo Inep. Não haverá testes remotos.

    Além do local da prova, o cartão disponibiliza informações como a necessidade de atendimento especial, ou nome de tratamento social (caso essas solicitações tenham sido aprovadas pelo Inep). Por isso, embora não seja obrigatório, o Ministério de Educação recomenda que o candidato leve o cartão no dia da prova.

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.