Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Enem: use os dias que antecedem a prova a seu favor

Reduza a carga de estudo, cuide da alimentação e do sono e controle a ansiedade. Essas são algumas das orientações dos especialistas

No próximo fim de semana, quase 6 milhões de estudantes enfrentarão o desafio acadêmico do ano: o Enem. Depois de tanta preparação, não vale a pena descuidar de detalhes. Por isso, VEJA.com ouviu professores, psicólogos, nutricionistas e até advogados para saber quais os cuidados necessários nos dias que antecedem a avaliação – e no próprio fim de semana do exame. Eles lembram o que é imprescindível levar no dia da prova, dão orientações para aumentar a concentração e cuidar da alimentação e do sono (as informações estão no quadro abaixo) e ensinam até o que fazer caso a organização da avaliação apresente problemas, como já ocorreu em edições passadas.

Orientações para a prova:

Seis formas de utilizar a nota no Enem

O que fazer caso ocorram problemas de organização

O que pode e o que não pode no exame em 9 regras

Acalmar-se, organizar-se, alimentar-se: 3 regras do Enem

Para colher as melhores orientações, foram ouvidos a professora Alessandra Venturi, coordenadora pedagógica do Cursinho da Poli, a nutricionista Patrícia Frenhani, professora da PUC/Campinas, e o psicólogo Alexandre Maia, autor do livro Preparo Emocional para Passar em Provas e Concursos. Eles concordam que a ansiedade, fruto da pressão por bons resultados, cresce de forma exponencial nesta semana, mas avisam que é possível trabalhar para combater esse processo e buscar o equilíbrio – chave para o bom desempenho. “É preciso preparar-se para suportar a ansiedade”, resume Maia. Confira a seguir as orientações.

Saiba mais sobre o Enem:

Manual do Candidato do Enem

Como é calculada a nota do Enem

Nove temas da atualidade que podem cair na prova

Raio-x: os conteúdos mais cobrados nos exames anteriores

Microcurso de redação do Enem:

domínio do idioma

adequação ao tema proposto

como argumentar

como apresentar soluções

redações nota 1000 comentadas

Conteúdos para estudar em vídeo:

Orientações gerais para uma boa prova

História

Geografia

Humanidades

Inglês

Português

Matemática

Física

Química

Biologia