Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Enem 2016: Site com simulado online tem mais de 1,4 milhão de inscritos

A plataforma ‘Hora do Enem’ inclui o primeiro simulado online criado pelo MEC, que será neste sábado. O site oferece ainda roteiro de estudos e vídeos com aulas sobre os conteúdos cobrados no exame

A plataforma ‘Hora do Enem’, que inclui o primeiro simulado online criado pelo Ministério da Educação (MEC), teve 1,49 milhões de inscritos até esta terça-feira. O site, lançado em 5 abril, é gratuito e inclui roteiro de estudos e simulados online. O primeiro desses exames está marcado para este sábado e, segundo dados do MEC, as páginas do site já tiveram 2,3 milhões de acessos e mais de 9 milhões de visualizações.

De todas as visitas à plataforma, 58% foram feitas por meio de computadores, 38% pelo celular e o restante por tablets. A expectativa do MEC é que os 2,2 milhões estudantes do terceiro ano do ensino médio de escolas públicas e privadas tenham acesso ao site e participem do simulado.

Leia também:

Confira cinco dicas para ir bem nos vestibulares

MEC recorre a Game of Thrones para divulgar inscrições

As inscrições para a prova online podem ser feitas até momentos antes do início dos testes. O exame estará disponível da 0h às 23h59 do sábado – mas o aluno terá apenas 4 horas para realizar o exame a partir do momento em que acessar a plataforma. O teste será formado por 80 questões, com conteúdos correspondentes ao que o estudante de ensino médio aprendeu até a data. Outros simulados estão marcados para 25 de junho, 13 de agosto e 8 e 9 de outubro.

“Hora do Enem” – Além dos simulados, a plataforma online contém exercícios e uma biblioteca de videoaulas sobre os conteúdos que caem na prova, o “MECFlix”.

O MEC estima que, se o estudante estudar duas horas e meia por dia na plataforma, as chances de melhorar o desempenho no Enem podem chegar a 30%.

A “Hora do Enem” também está na TV Escola, que transmite videoaulas diariamente às 18 horas, com reprises às 7 horas e às 13 horas. Outros 40 canais comunitários, universitários e legislativos também devem transmitir o programa.

Inscrições para o Enem – Os alunos interessados em participar do Enem 2016 devem fazer suas inscrições entre 9 e 20 de maio, pelo site do Enem. A taxa de inscrição é de 68 reais e deve ser paga até 25 de maio em qualquer agência bancária, casa lotérica ou agência dos Correios.

O MEC espera 8 milhões de inscrições para este ano e mais de 6 milhões de participantes para o exame. Em 2015, o Enem teve 7.746.057 candidatos inscritos, representando uma diminuição de 11,2% em relação a 2014, com 8.722.239 inscritos.

As provas deste ano serão em 5 e 6 de novembro. O exame do dia 5 (sábado) será de Ciências Humanas e da Natureza e terá 4h30 de duração, enquanto no dia 6 (domingo) os candidatos terão 5h30 para concluir a prova de Redação, Matemática e Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.

(Da redação)