Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Enem 2013: confira fotos compartilhadas por candidatos no Instagram

Para participar, marque sua foto, feita antes ou depois da prova, com a hashtag #vejanoenem. Importante: pelas normas da avaliação, é proibido fazer imagens nas salas de prova, sob risco de desclassificação. VEJA.com publica o gabarito extraoficial da prova no fim da tarde deste domingo, com resolução de professores do Anglo Vestibulares

Leia também:

O que fazer nos dias do Enem

Teste vocacional: escolha sua carreira Atualidades que podem cair no Enem Temas para treinar a redação do Enem Conteúdos mais cobrados desde 2009 Seis formas de usar a nota do Enem Como é calculada a nota do Enem

Exatos 7.173.574 candidatos estão habilitados a realizar neste fim de semana o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), porta de acesso a todas as universidades federais e a algumas estaduais e privadas, além de instituições técnicas. Os portões de acesso aos locais de provas serão abertos às 12h e fechados às 13h (no horário de Brasília) – participantes atrasados não serão aceitos sob nenhuma justificativa. No fim da tarde deste domingo, VEJA.com exibirá o gabarito extraoficial da prova, com questões resolvidas pelos professores do Anglo Vestibulares.

Confira o gabarito extraoficial do 1º dia de provas

Pela primeira vez, todas as 59 universidades federais do país vão adotar a avaliação como processo seletivo ou parte dele. A seleção de candidatos dessas instituições, e também de algumas estaduais, é feita por intermédio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

As notas obtidas no Enem podem ser usadas também por estudantes que buscam bolsas de estudo para frequentar universidades privadas. Nesse caso, a seleção é feita pelo Programa Universidade Para Todos (Prouni). O exame é requisito obrigatório ainda para a disputa de vagas em cursos técnicos gratuitos por meio do Sistema de Seleção Unificada para Cursos Técnicos (Sisutec). Finalmente, o Enem pode garantir certificação do ensino médio para pessoas com mais de 18 anos e que não concluíram essa etapa escolar.

A prova – Neste sábado, os estudantes responderam a 90 questões de ciências humanas (história e geografia) e ciências da natureza (química, física e biologia). No domingo, os candidatos têm cinco horas e meia para resolver as 90 questões de linguagens e matemática, além de realizar a redação. A dissertação é um ponto delicadíssimo da avaliação: quem obtiver nova zero fica automaticamente impossibilitado de disputar vagas no Sisu, Prouni e Sisutec. Também fica inabilitado a receber o certificado do ensino médio.

Em ambos os dias, os participantes são autorizados a deixar as salas de prova duas horas após o início da avaliação. Contudo, se quiserem levar para casa o caderno de questões não podem sair antes dos 30 minutos finais.

O gabarito oficial da prova será divulgado pelo Inep na próxima quarta-feira. Vale lembrar que os candidatos poderão saber quantas e quais questões acertaram, mas o número de acertos não traduz o desempenho dos participantes na avaliação. Isso porque o Enem segue a Teoria da Resposta ao Item (TRI), pela qual acertos e erros têm pesos relativos, sendo o desempenho final determinado pela combinação de resultados.