Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Enem 2012: última dia de prova tem a temida redação

Estudantes resolverão ainda questões de linguagens e matemática. VEJA publica gabarito com resolução do Anglo Vestibulares no fim da tarde

Enem 2012

Confira o manual do candidato

Seis formas de usar a nota do Enem

Saiba como é calculada a nota do Enem

O que pode e o que não pode em 9 regras

Confira o mapa do Enem 2012

Nove temas atuais que podem cair na prova

Raio-X: os temas mais cobrados até hoje

Confira todas as notícias sobre o Enem aqui

Continua neste domingo a maratona do Enem 2012. Depois de enfretarem 90 questões de ciências humanas e da natureza no sábado, os 5,7 milhões de estudantes realizam nesta tarde, a partir das 13h, as provas de linguagens (língua portuguesa e estrangeira), matemática e redação. O tempo máximo para a resolução das questões é de cinco horas e meia e o mínimo, de duas horas. No fim da tarde, o site de VEJA publicará o gabarito das provas deste domingo. As questões serão corrigidas pelos professores do Anglo Vestibulares. Em vídeo, os professores do cursinho farão comentários sobre o conteúdo do exame.

Leia mais:

Orientações gerais para a redação

Temas da atualidade que podem cair

Confira o gabarito do 1º dia de provas Em vídeo, os comentários das provas

No sábado, a avaliação nacional aconteceu com normalidade em todos os estados. Nenhum incidente grave foi registrado pelo Ministério da Educação (MEC). Os sobressaltos vieram das redes sociais. No início da manhã, um usuário do Twitter começou a divulgar o boato de que o Enem havia sido cancelado. Em pouco tempo, o assunto estava entre os mais comentados do microblog.

Já no Instagram diversos estudantes postaram fotos de dentro das salas de prova, o que é probibido segundo o edital do exame (confira as imagens). Qualquer aparelho eletrônico, como celular ou MP3, deve ser lacrado pelos fiscais no local e só é devolvido aos estudantes no fim da prova. O MEC identificou e puniu 37 candidatos que conseguiram driblar a segurança do Enem. Eles estão desclassificados e não terão a prova corrigida.

Outras centenas de inscritos ficaram de fora do Enem 2012. Eles se atrasaram e encontraram os portões fechados. Em geral, culparam o trânsito pelo atraso, caso do paulista Cezar Augusto. “Geralmente levo menos de 30 minutos para chegar à Barra Funda”, diz em referência ao bairro onde faria o exame. “Nesta sábado, levei uma hora”, afirmou. Ele, que prestaria o exame pela primeira vez, não deve voltar para as provas deste domingo.

ProUni – Desde 2009, o Enem ganhou status de vestibular com a criação do Sistema de Seleção Unificado (Sisu), que seleciona estudantes para universidades federais, estaduais e institutos de educação tecnológica, e do Programa Universidade Para Todos (ProUni), que oferece bolsas de estudo em universidade privadas. Além de Sisu e ProUni, o Enem ajuda na obtenção de um financiamento estudantil, na participação do programa Ciência Sem Fronteiras, entre outros.

Orientações – Para um bom desempenho na prova, especialistas ouvidos por VEJA ressaltam a importância de se manter a calma, manter uma alimentação adequada e aproveitar ao máximo o tempo. Confira orientações indispensáveis na tabela a seguir:

Vale lembrar que o Enem é corrigido segundo a Teoria da Resposta ao Item (TRI), um método internacionalmente difundido em que a nota final não é resultado da simples soma do número de questões que o participante acerta. Isso porque nem todas questões têm o mesmo valor. Se o participante acerta somente questões difíceis, sinaliza ao sistema de correção inconsistência no domínio da disciplina avaliada, pois a TRI considera que o conhecimento necessário à resolução dos testes fáceis é um pré-requisito à solução dos mais complexos. Em uma situação como essa, portanto, o sistema avalia que é alta a probabilidade de o acerto ser fruto da sorte (ou de boa mira para o “chute”).

Confira a seguir nove regras essenciais para os dias de prova, o que pode e o que não pode no Enem:

(Com reportagem de Lecticia Maggi)

Confira a cobertura completa do Enem 2012:

MEC elimina 37 por fotografar prova

Confira o gabarito do primeiro dia de provas

Cansaço é maior que dificuldade no 1º dia

Candidatos compartilham fotos a partir das salas de prova e são eliminados

O drama dos que chegaram atrasados

Candidatos evitam atraso no Rio e em São Paulo

Com 5,7 mi de inscritos, Enem tem desafio: evitar falhas

MEC desmente boato sobre cancelamento do Enem

Confira mais informações sobre o Enem 2012:

Saiba o que fazer caso ocorram novas falhas no Enem

Correção da redação deve provocar mais queixas

MEC diz estar pronto para eventual apagão

MEC pede à PF investigação sobre boato de cancelamento do Enem

Número de redações inválidas no Enem sobe 168%