Clique e assine a partir de 9,90/mês

Enem 2012 tem número recorde de inscritos: 5,79 milhões

As provas acontecem nos dias 3 e 4 de novembro. Desde 2009, o exame é usado por instituições públicas de ensino superior como critério de seleção

Por Da Redação - 29 jun 2012, 04h36

O Ministério da Educação (MEC) anunciou na quinta-feira que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) registrou um número recorde de inscrições. Dos mais de 6,4 milhões de pré-inscritos, 5.790.989 estão confirmados para participar do exame. É o maior número de todas as edições. A prova do Enem acontece nos dias 3 e 4 de novembro.

Do total de inscritos, 69,6% não precisaram pagar a taxa de 35 reais — mais de 4 milhões de pessoas –, por serem concluintes de escolas públicas em 2012 ou terem se declarado pertencentes a famílias de baixa renda. Outros 30,4% efetuaram o pagamento, rendendo ao MEC a quantia de 61.643.155 reais.

Leia também: Enem 2012 – Orientações gerais para uma boa prova

Acompanhamento – Todos os inscritos receberão o cartão de confirmação de inscrição, contendo o número de sua inscrição, data, hora e local das provas. O documento também contém a indicação dos atendimentos diferenciados ou específicos, da opção de língua estrangeira e da solicitação de certificação, quando for o caso.

Continua após a publicidade

Aplicação – As provas serão realizadas nos dias 3 e 4 de novembro. No primeiro dia, sábado, serão realizadas as provas de ciências humanas e suas tecnologias e de ciências da natureza e suas tecnologias, com duração de 4 horas e 30 minutos. No segundo dia, domingo, serão realizadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática e suas tecnologias, com duração de 5 horas e 30 minutos.

Trunfo para o vestibular – Desde 2009, o exame ganhou mais importância porque passou a ser usado por instituições públicas de ensino superior como critério de seleção em substituição aos vestibulares tradicionais. A participação no exame também é pré-requisito para quem quer participar de programas de financiamento e de acesso ao ensino superior, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Ciência sem Fronteiras. A divulgação do gabarito está prevista para 7 de novembro, e o resultado final deve ser divulgado em 28 de dezembro.

Publicidade