Educação multidisciplinar aproxima crianças da escola, diz especialista
Marjo Kyllönn, secretária de educação de Helsinque, capital da Finlândia, defendeu sistema de educação a partir da resolução de problemas da vida cotidiana
![](https://veja.abril.com.br/wp-content/uploads/2018/05/3-vejaamarelas-aovivo-marjo-kyllocc88nen-secretacc81ria-de-educaccca7acc83o-de-helsinque-redatora-chefe-de-veja-thaicc81s-oyama-8045.jpg?quality=90&strip=info&w=1280&h=720&crop=1)
Há três anos, a cidade de Helsinque, capital da Finlândia, decidiu dar um passo rumo à “escola do futuro”: adotar um sistema em que alunos estudem, para além das disciplinas tradicionais, a resolução de problemas abordando conhecimentos multidisciplinares. Para a secretária de educação da cidade, Marjo Kyllönen, a experiência reaproximou as crianças da escola.
“Um estudante nosso, de 11 anos, entrevistou seus colegas e perguntou o que eles achavam do nosso novo sistema. E, acredite, um colega deu uma resposta que surpreendeu: ‘O nosso sistema é mais legal, porque nós é que estamos no comando do processo, não são mais os professores que nos perguntam, somos nós que fazemos as perguntas'”, afirmou a especialista durante participação no fórum Amarelas ao Vivo, versão de palco das tradicionais Páginas Amarelas de VEJA.
![Cármen Lúcia, presidente do STF, foi a primeira entrevistada da terceira edição do fórum Amarelas ao Vivo, que ocorreu nesta terça-feira - 29/05/2018 Cármen Lúcia, presidente do STF, foi a primeira entrevistada da terceira edição do fórum Amarelas ao Vivo, que ocorreu nesta terça-feira - 29/05/2018](https://veja.abril.com.br/wp-content/uploads/2018/05/3-vejaamarelas-aovivo-cacc81rmen-lucc81cia-presidente-do-stf-redator-chefe-de-veja-policarpo-junior-88482.jpg?quality=90&strip=info&w=920&w=636)
![<a href="https://veja.abril.com.br/educacao/carmen-lucia-nao-se-reivindica-o-que-nao-se-conhece/">A ministra Cármen Lúcia falou com o redator-chefe Policarpo Junior por videoconferênci</a>a; ela não pode estar presente no evento, em São Paulo, por causa das consequências da greve dos caminhoneiros - 29/05/2018 <a href="https://veja.abril.com.br/educacao/carmen-lucia-nao-se-reivindica-o-que-nao-se-conhece/">A ministra Cármen Lúcia falou com o redator-chefe Policarpo Junior por videoconferênci</a>a; ela não pode estar presente no evento, em São Paulo, por causa das consequências da greve dos caminhoneiros - 29/05/2018](https://veja.abril.com.br/wp-content/uploads/2018/05/3-vejaamarelas-aovivo-cacc81rmen-lucc81cia-presidente-do-stf-redator-chefe-de-veja-policarpo-junior-8848.jpg?quality=90&strip=info&w=920&w=636)
![O tema desta edição do evento foi 'Educação: Saber é Poder'; Marjo Kyllönen, secretária de educação de Helsinque, foi uma das entrevistadas - 29/05/2018 O tema desta edição do evento foi 'Educação: Saber é Poder'; Marjo Kyllönen, secretária de educação de Helsinque, foi uma das entrevistadas - 29/05/2018](https://veja.abril.com.br/wp-content/uploads/2018/05/3-vejaamarelas-aovivo-marjo-kyllocc88nen-secretacc81ria-de-educaccca7acc83o-de-helsinque-redatora-chefe-de-veja-thaicc81s-oyama-8045.jpg?quality=90&strip=info&w=920&w=636)
![Marjo Kyllönen foi entrevistada pela redatora-chefe Thaís Oyama; <a href="https://veja.abril.com.br/educacao/educacao-multidisciplinar-aproxima-criancas-da-escola-diz-especialista/">ela afirmou que a multidisciplinaridade aproxima as crianças da escola</a> - 29/05/2018 Marjo Kyllönen foi entrevistada pela redatora-chefe Thaís Oyama; <a href="https://veja.abril.com.br/educacao/educacao-multidisciplinar-aproxima-criancas-da-escola-diz-especialista/">ela afirmou que a multidisciplinaridade aproxima as crianças da escola</a> - 29/05/2018](https://veja.abril.com.br/wp-content/uploads/2018/05/3-vejaamarelas-aovivo-marjo-kyllocc88nen-secretacc81ria-de-educaccca7acc83o-de-helsinque-redatora-chefe-de-veja-thaicc81s-oyama-8040.jpg?quality=90&strip=info&w=920&w=636)
![O guru e líder espiritual Sri Prem Baba falou sobre a inteligência emocional na escola - 29/05/2018 O guru e líder espiritual Sri Prem Baba falou sobre a inteligência emocional na escola - 29/05/2018](https://veja.abril.com.br/wp-content/uploads/2018/05/3-vejaamarelas-aovivo-sri-prem-baba-guru-licc81der-espiritual-editora-de-veja-ana-clara-costa-8102.jpg?quality=90&strip=info&w=920&w=636)
![Em entrevista à editora Ana Clara Costa, <a href="https://veja.abril.com.br/educacao/sri-prem-baba-crianca-nao-e-respeitada-em-sua-sabedoria-nata/">Prem Baba afirmou que 'criança não é respeitada em sua sabedoria nata'</a> - 29/05/2018 Em entrevista à editora Ana Clara Costa, <a href="https://veja.abril.com.br/educacao/sri-prem-baba-crianca-nao-e-respeitada-em-sua-sabedoria-nata/">Prem Baba afirmou que 'criança não é respeitada em sua sabedoria nata'</a> - 29/05/2018](https://veja.abril.com.br/wp-content/uploads/2018/05/3-vejaamarelas-aovivo-sri-prem-baba-guru-licc81der-espiritual-editora-de-veja-ana-clara-costa-8102-1.jpg?quality=90&strip=info&w=920&w=636)
![Em seguida, Angela Dannemann, CEO da Fundação Itaú Social, <a href="https://veja.abril.com.br/educacao/para-especialista-executivo-nao-implementa-politicas-publicas-de-educacao/">conversou sobre o tema 'Como engajar a sociedade na causa do ensino'</a> - 29/05/2018 Em seguida, Angela Dannemann, CEO da Fundação Itaú Social, <a href="https://veja.abril.com.br/educacao/para-especialista-executivo-nao-implementa-politicas-publicas-de-educacao/">conversou sobre o tema 'Como engajar a sociedade na causa do ensino'</a> - 29/05/2018](https://veja.abril.com.br/wp-content/uploads/2018/05/3-vejaamarelas-aovivo-angela-dannemann-ceo-da-fundaccca7acc83o-itaucc81-social-colunista-de-veja-dora-kramer-8144.jpg?quality=90&strip=info&w=920&w=636)
![A entrevista com Angela Dannemann foi conduzida pela colunista Dora Kramer - 29/05/2018 A entrevista com Angela Dannemann foi conduzida pela colunista Dora Kramer - 29/05/2018](https://veja.abril.com.br/wp-content/uploads/2018/05/3-vejaamarelas-aovivo-angela-de-frente.jpg?quality=90&strip=info&w=920&w=636)
![Ex-secretária-executiva do Ministério da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro também esteve presente no Amarelas Ao Vivo - 29/05/2018 Ex-secretária-executiva do Ministério da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro também esteve presente no Amarelas Ao Vivo - 29/05/2018](https://veja.abril.com.br/wp-content/uploads/2018/05/3-vejaamarelas-aovivo-maria-helena-g-de-castro-educadora-e-sociocc81loga-editora-executiva-de-veja-monica-weinbergue-9342.jpg?quality=90&strip=info&w=920&w=636)
![A educadora e socióloga foi entrevistada pela editora executiva Monica Weinberg; <a href="https://veja.abril.com.br/educacao/maria-helena-castro-universidade-esta-distante-das-escolas-publicas/">idealizadora da reforma no Ensino Médio, ela afirmou que as mudanças sofrem resistências no meio acadêmico</a> - 29/05/2018 A educadora e socióloga foi entrevistada pela editora executiva Monica Weinberg; <a href="https://veja.abril.com.br/educacao/maria-helena-castro-universidade-esta-distante-das-escolas-publicas/">idealizadora da reforma no Ensino Médio, ela afirmou que as mudanças sofrem resistências no meio acadêmico</a> - 29/05/2018](https://veja.abril.com.br/wp-content/uploads/2018/05/3-vejaamarelas-aovivo-maria-helena-g-de-castro-educadora-e-sociocc81loga-editora-executiva-de-veja-monica-weinbergue-8156.jpg?quality=90&strip=info&w=920&w=636)
![Marcelo Finger, professor de ciência da computação da USP, <a href="https://veja.abril.com.br/educacao/inteligencia-artificial-nao-substituira-o-professor-diz-especialista/">falou sobre como a inteligência artificial vai mudar o ensino</a> - 29/05/2018 Marcelo Finger, professor de ciência da computação da USP, <a href="https://veja.abril.com.br/educacao/inteligencia-artificial-nao-substituira-o-professor-diz-especialista/">falou sobre como a inteligência artificial vai mudar o ensino</a> - 29/05/2018](https://veja.abril.com.br/wp-content/uploads/2018/05/3-vejaamarelas-aovivo-marcelo-finger-professor-de-ciecc82ncia-da-computaccca7acc83o-da-usp-editor-de-veja-silvio-navarro-8209.jpg?quality=90&strip=info&w=920&w=636)
![Marcelo Finger foi entrevistado pelo editor Silvio Navarro - 29/05/2018 Marcelo Finger foi entrevistado pelo editor Silvio Navarro - 29/05/2018](https://veja.abril.com.br/wp-content/uploads/2018/05/3-vejaamarelas-aovivo-marcelo-finger-professor-de-ciecc82ncia-da-computaccca7acc83o-da-usp-editor-de-veja-silvio-navarro-8218.jpg?quality=90&strip=info&w=920&w=636)
![No evento, <a href="https://veja.abril.com.br/educacao/karnal-revolucoes-so-serao-duradouras-se-forem-baseadas-em-educacao/">o professor e historiador Leandro Karnal afirmou que as revoluções só serão duradouras se forem baseadas na educação</a> - 29/05/2018 No evento, <a href="https://veja.abril.com.br/educacao/karnal-revolucoes-so-serao-duradouras-se-forem-baseadas-em-educacao/">o professor e historiador Leandro Karnal afirmou que as revoluções só serão duradouras se forem baseadas na educação</a> - 29/05/2018](https://veja.abril.com.br/wp-content/uploads/2018/05/3-vejaamarelas-aovivo-leandro-karnal-professor-e-historiador-chefe-de-veja-mauricio-lima-8237.jpg?quality=90&strip=info&w=920&w=636)
![Karnal foi entrevistado pela redator-chefe Mauricio Lima - 29/05/2018 Karnal foi entrevistado pela redator-chefe Mauricio Lima - 29/05/2018](https://veja.abril.com.br/wp-content/uploads/2018/05/3-vejaamarelas-aovivo-leandro-karnal-professor-e-historiador-chefe-de-veja-mauricio-lima-8243.jpg?quality=90&strip=info&w=920&w=636)
![<a href="https://veja.abril.com.br/educacao/em-favela-do-rio-diretora-de-escola-busca-protagonismo-de-alunos/">A diretora Flávia Rezek contou sua experiência de sucesso em escola localizada numa favela do Rio</a> - 29/05/2018 <a href="https://veja.abril.com.br/educacao/em-favela-do-rio-diretora-de-escola-busca-protagonismo-de-alunos/">A diretora Flávia Rezek contou sua experiência de sucesso em escola localizada numa favela do Rio</a> - 29/05/2018](https://veja.abril.com.br/wp-content/uploads/2018/05/3-vejaamarelas-aovivo-flacc81via-rezek-diretora-de-escola-colunista-de-veja-ricardo-noblat-9557.jpg?quality=90&strip=info&w=920&w=636)
![A entrevista foi conduzida pelo colunista Ricardo Noblat - 29/05/2018 A entrevista foi conduzida pelo colunista Ricardo Noblat - 29/05/2018](https://veja.abril.com.br/wp-content/uploads/2018/05/3-vejaamarelas-aovivo-flacc81via-rezek-diretora-de-escola-colunista-de-veja-ricardo-noblat-9583.jpg?quality=90&strip=info&w=920&w=636)
![<span>A convite do jornalista, os dois filhos da diretora, Arthur e Ricardo, também estiveram no palco e contaram outras razões para o sucesso do projeto da mãe</span> - 29/05/2018 <span>A convite do jornalista, os dois filhos da diretora, Arthur e Ricardo, também estiveram no palco e contaram outras razões para o sucesso do projeto da mãe</span> - 29/05/2018](https://veja.abril.com.br/wp-content/uploads/2018/05/3-vejaamarelas-aovivo-flacc81via-rezek-diretora-de-escola-colunista-de-veja-ricardo-noblat-9605.jpg?quality=90&strip=info&w=920&w=636)
![Denis Mizne, diretor-executivo da Fundação Lemann, foi entrevistado sobre o tema "Por que muitas reformas educacionais falham" - 29/05/2018 Denis Mizne, diretor-executivo da Fundação Lemann, foi entrevistado sobre o tema "Por que muitas reformas educacionais falham" - 29/05/2018](https://veja.abril.com.br/wp-content/uploads/2018/05/3-vejaamarelas-aovivo-denis-mizne-diretor-executivo-da-fundaccca7acc83o-lemann-redator-chefe-de-veja-facc81bio-altman-9654.jpg?quality=90&strip=info&w=920&w=636)
![Ao redator-chefe Fábio Altman, Mizne afirmou que<a href="https://veja.abril.com.br/educacao/denis-mizne-o-brasil-vai-mudar-dentro-da-sala-de-aula/"> investimentos em infraestrutura não são suficientes se professor não souber ensinar</a> - 29/05/2018 Ao redator-chefe Fábio Altman, Mizne afirmou que<a href="https://veja.abril.com.br/educacao/denis-mizne-o-brasil-vai-mudar-dentro-da-sala-de-aula/"> investimentos em infraestrutura não são suficientes se professor não souber ensinar</a> - 29/05/2018](https://veja.abril.com.br/wp-content/uploads/2018/05/3-vejaamarelas-aovivo-denis-mizne-diretor-executivo-da-fundaccca7acc83o-lemann-redator-chefe-de-veja-facc81bio-altman-9664.jpg?quality=90&strip=info&w=920&w=636)
![A última entrevista do Amarelas ao Vivo foi com o casal Iberê Thenório e Mariana Fulfaro, criadores do canal do YouTube 'Manual do Mundo' - 29/05/2018 A última entrevista do Amarelas ao Vivo foi com o casal Iberê Thenório e Mariana Fulfaro, criadores do canal do YouTube 'Manual do Mundo' - 29/05/2018](https://veja.abril.com.br/wp-content/uploads/2018/05/3-vejaamarelas-aovivo-manual-do-mundo-iberecc82-thenocc81rio-e-mariana-fulfaro-editor-de-veja-filipe-vilicic-9685.jpg?quality=90&strip=info&w=920&w=636)
![Em entrevista ao editor Filipe Vilicic, eles falaram sobre <a href="https://veja.abril.com.br/educacao/criadores-do-manual-do-mundo-youtube-permite-democratizar-conhecimento/">como a internet democratiza o conhecimento</a> - 29/05/2018 Em entrevista ao editor Filipe Vilicic, eles falaram sobre <a href="https://veja.abril.com.br/educacao/criadores-do-manual-do-mundo-youtube-permite-democratizar-conhecimento/">como a internet democratiza o conhecimento</a> - 29/05/2018](https://veja.abril.com.br/wp-content/uploads/2018/05/3-vejaamarelas-aovivo-manual-do-mundo-iberecc82-thenocc81rio-e-mariana-fulfaro-editor-de-veja-filipe-vilicic-9678.jpg?quality=90&strip=info&w=920&w=636)
Entrevistada pela redatora-chefe Thaís Oyama, Marjo explicou o que é a tal “educação baseada em fenômenos”, que impressionou especialistas ao redor do mundo. “Em vez de ter apenas aulas separadas de diferentes matérias, adotamos uma abordagem holística, em que os alunos usam as diversas abordagens, de diversas matérias, para resolver um problema do dia a dia. Ainda temos matérias tradicionais, mas, apesar delas, adotamos as relações da vida real, baseadas nas experiências dos alunos”, explicou. Em Helsinque, além de história e geografia, mudanças climáticas e os desafios da União Europeia são tópicos estudados a partir do prisma de diversas áreas do conhecimento.
A educadora conta que encontrou resistência para as mudanças, já que, nas últimas décadas, a Finlândia ficou três vezes em primeiro lugar no exame do PISA, prova que estabelece o padrão mundial em educação.
“É mais fácil você fazer aquilo que já está confortável, mas Helsinque é uma cidade em que 20% dos alunos, aproximadamente, são imigrantes. Nossos professores têm reportado que, hoje, ser professor demanda mais, porque você precisa abarcar uma diversidade maior. Entenderam que, se precisamos preparar nossos alunos para o futuro, não conseguiremos fazer isso dentro do sistema tradicional”, relembra.
A educadora diz que não é possível “copiar e colar” um sistema, já que cada país tem a sua realidade, mas que dá para aprender com boas práticas e adaptá-las às condições locais. No entanto, defende um maior investimento na capacitação dos docentes e na valorização da carreira como necessidade básica para um bom sistema de educação.
“Educação para mim nunca é um custo, é um investimento no futuro. Se quisermos ser uma sociedade bem-sucedida no futuro, precisamos investir forte na educação infantil e na educação básica”, defendeu a professora. Para ela, a formação docente necessita, para além da abordagem acadêmica, de uma forte educação prática: “Quando os professores estão em fase de treinamento, eles precisam de uma experiência, precisam passar um tempo na escola.” Para a especialista, é preciso um profissional mais experiente para prepará-los.