Clique e assine com até 92% de desconto

ABL diz que irá discutir parecer do Conselho de Educação de banir obra de Monteiro Lobato

"Caçadas de Pedrinho" é apontado como livro racista pelo órgão do governo

Por Da Redação 1 nov 2010, 17h00

Depois da polêmica levantada pelo Conselho Nacional de Educação(CNE) sobre a obra “Caçadas de Pedrinho”, de Monteiro Lobato, a Academia Brasileira de Letras prometeu nesta quinta-feira que irá discutir o assunto. Na sexta-feira, um parecer do CNE publicado no Diário Oficial da União classificou a obra de racista.

O parecer foi aprovado por unanimidade pela Câmara de Educação Básica do CNE e foi feito a partir de denúncia da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial. Publicado em 1933, o livro de Monteiro Lobato, um dos maiores nomes da literatura infantil brasileira, narra as aventuras da turma do Sítio em busca de uma onça-pintada. Segundo o CNE, os traços racistas da obra estariam na forma como se refere à personagem Tia Nastácia e a alguns animais, como o urubu e macaco.

Nos próximos dias, a ABL deve se pronunciar sobre o parecer, que sugere que a obra seja banida das escolas públicas brasileiras. O parecer ainda precisa será avaliado pela Secretaria de Educação Básica e a decisão final cabe ao Ministério da Educação (MEC) e ao ministro Fernando Haddad. Segundo o MEc não há prazo para a decisão.

Publicidade