Que tal sair de casa, entrar no carro, dar a partida, conferir ligações, mensagens e as últimas notícias enquanto o veículo segue, sozinho, para o seu próximo compromisso? Após conferir tudo, é hora de assumir o controle da direção e receber as informações essenciais de percurso, avisos de obstáculos e de cuidados com ciclistas e pedestres nas ruas. É assim que a BMW pensa e prepara seu carro do futuro bem próximo, o Vision Next 100, conceito exibido no Salão de Genebra – encerrado no último fim de semana -, em celebração ao centenário do fabricante. Além do design, o carro do futuro usa materiais flexíveis na carroceria e adota principalmente a direção autônoma.
https://www.youtube.com/watch?v=apBd3PzHXUQ
O carro-conceito mostrado na Suíça mede 4,90 m de comprimento, 1,37 m de altura e tem coeficiente aerodinâmico de 0,18 (o sedã Série 3 tem coeficiente de até 0,26), ou seja, baixa resistência ao ar. A carroceria utiliza fibra de carbono e plástico em sua estrutura, tem quatro portas com abertura para cima e oferece dois modos de condução: uma “normal”, com o motorista na direção, e a totalmente autônoma, em que o volante é recolhido e fica embutido no painel e o motorista vira mais um passageiro.
Segundo a BMW, o carro “aprende” a rotina do motorista e sugere a condução ideal, melhor percurso e velocidade, e ainda avisa quando o condutor vira passageiro: uma pequena luminária retrátil, no centro do painel junto ao para-brisas, se eleva e emite uma luz avisando os pedestres e motoristas de outros veículos. O carro também, em determinadas situações, se comunica com outros veículos e avisa ao pedestre o melhor momento de atravessar a via.
https://www.youtube.com/watch?v=IqHdI6MtrDw