Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Velocidade do 4G no Brasil melhora, mas cobertura é baixa

Relatório da consultoria OpenSignal aponta que a velocidade de conexão no país é superior à média global, mas acesso continua precário

Por Felipe Machado Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 1 nov 2017, 15h57 - Publicado em 1 nov 2017, 15h55
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A velocidade média da conexão no Brasil subiu de 19,32 megabits por segundo (Mbps) para 20,34 Mbps (Pixabay/Pixabay)

    A velocidade da internet móvel 4G no Brasil melhorou nos últimos seis meses, mas a cobertura continua baixa. Os dados são de um levantamento feito pela consultoria OpenSignal.

    Publicidade

    A velocidade média da conexão no Brasil subiu para 20,34 megabits por segundo  (Mbps) no levantamento divulgado nesta quarta-feira. Em junho, a velocidade média era de 19,32 Mbps. O resultado colocou o país passar em 42º lugar, num ranking de 77 nações. A média global é de 16,66 Mbps. O topo da lista é ocupado por Singapura, com velocidade média de 46,64 Mbps.

    Publicidade

    Se em termos de velocidade o Brasil ficou acima da média global, o acesso ainda não é satisfatório. A consultoria registrou que apenas 59,31% das tentativas de conexão à rede 4G foram bem sucedidas, enquanto a maioria dos países se situa na faixa acima de 60%. No relatório passado, a taxa era de 55,29%.

    Continua após a publicidade

    A OpenSignal diz que notou uma estagnação no avanço da velocidade da tecnologia 4G pelo mundo, já que nenhum país ainda ultrapassou a marca dos 50 Mbps. A explicação é que muitas empresas de celular que já fizeram investimentos pesados na tecnologia parecem estar focadas em atrair consumidores para ela.

    Nos países desenvolvidos, o esforço é para migrar os usuários da tecnologia anterior (3G) para a nova. “Consequentemente, temos visto muito mais foco na disponibilidade que na velocidade”, diz trecho do relatório. No Brasil, as faixas de frequência usadas pela TV analógica – que já foi desativada em cidades como São Paulo – e o sinal deve ser totalmente desocupado até o fim do ano que vem.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    3 meses por 12,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.