Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Taça meio cheia: jovens aumentam consumo de vinho durante quarentena

Vendas nos supermercados para pessoas de até 30 anos subiram 38% em relação a abril e maio do ano passado; itens de bomboniere e energéticos perderam espaço

Por Larissa Quintino Atualizado em 20 jul 2020, 12h40 - Publicado em 20 jul 2020, 12h19
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A pandemia do novo coronavírus mudou radicalmente a lista de compras dos consumidores. E, no caso dos jovens com menos de 30 anos, os itens ganharam mais qualidade em detrimento a categorias de itens estritamente industrializados. As vendas de bomboniere, como balas e chicletes, caiu 28% entre abril e maio deste ano, na comparação ao mesmo período do ano passado, enquanto itens de preparo de refeições, como azeite (+65%) e manteiga (47%), ganharam espaço dos carrinhos.

    Publicidade

    A lista de compra também mudou com relação a bebidas. Com o distanciamento social, os  jovens passaram a comprar mais vinho (alta de 38%) entre abril e maio deste ano na comparação com o mesmo período do ano passado, enquanto o consumo de bebidas energéticas caiu 29%, mostrando um perfil mais sofisticado na hora de consumir. Os dados são de um levantamento exclusivo a VEJA realizado pela empresa de fidelidade Dotz, com 2,3 milhões de consumidores em supermercados parceiros.

    Publicidade

    ASSINE VEJA

    Crise da desigualdade social: a busca pelo equilíbrio Leia nesta edição: Como a pandemia ampliou o abismo entre ricos e pobres no Brasil. E mais: entrevista exclusiva com Pazuello, ministro interino da Saúde ()
    Clique e Assine

    O item mais comprado no período, entretanto, é de limpeza. As vendas de álcool dispararam 250% em relação ao mesmo período do ano passado. No início da pandemia, o item chegou a sumir das prateleiras por causa de medidas de prevenção ao coronavírus. O uso de álcool 70% para limpeza de casa, das compras e também nas mãos fazem parte dos cuidados contra a doença.

    Continua após a publicidade

    Assim como em todas as faixas etárias, consumidores com até 30 anos passaram a ir menos vezes ao supermercado, com um queda de 16% na quantidade de clientes nas lojas. No entanto, o gasto foi maior, com aumento de 37% no ticket médio, 18% na quantidade de itens comprado e de 16% no preço médio dos produtos comprados.

     

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 39,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.