Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

SpaceX adia lançamento de foguete que deve pousar cápsula na Lua

Companhia de Elon Musk queria ser a primeira a aterrissar no polo sul lunar, região de interesse científico

Por da Redação
Atualizado em 7 Maio 2024, 17h18 - Publicado em 14 fev 2024, 09h47
  • Seguir materia Seguindo materia
  • CAPE CANAVERAL, FLORIDA - FEBRUARY 27: SpaceX Falcon 9 rocket with the Crew Dragon spacecraft sits on launch pad 39A after its launch was scrubbed due to technical issues with the rocket at the Kennedy Space Center on February 27, 2023 in Cape Canaveral, Florida. The astronauts were scheduled to lift off on Monday at 1:45am on a mission to the International Space Station. (Photo by Joe Raedle/Getty Images)
    O foguete SpaceX Falcon 9 com a espaçonave Crew Dragon fica na plataforma de lançamento 39A do Centro Espacial Kenndy, na Flórida, depois que seu lançamento foi cancelado devido a problemas técnicos - (Joe Raedle/Getty Images)
    A SpaceX adiou para quinta-feira o lançamento do foguete que levará um módulo lunar robótico à Lua. A missão da empresa de Elon Musk marca mais um capítulo da corrida que empresas privadas travam para chegar ao satélite natural. 
    A SpaceX disse em sua conta no X (antigo Twitter) que a equipe de lançamento estava “desistindo da tentativa desta noite” por causa das temperaturas irregulares do metano antes do carregamento. A missão deve levar à lua um módulo construído pela empresa aeroespacial Intuitive Machines, com sede em Houston. Uma nova tentativa deve ser feita na quinta-feira. 

    O Falcon 9 é a primeira sonda enviada pela companhia, partindo do Centro Espacial Kennedy, na Flórida, para direcionar o módulo lunar Nova-C (apelidado de Odysseus) à Lua. A expectativa que o pouso aconteça em 22 de fevereiro em uma cratera próxima do polo sul da Lua. O módulo pesa 675 kg e conta com o apoio da Nasa, que tem um programa de incentivo de missões comerciais de transporte lunar.

    Publicidade

    Antes, outras empresas se frustraram ao enviar sondas ao satélite. Em 8 de janeiro, a American Astrobotic enviou o módulo lunar Peregrine, mas a aeronave precisou voltar para a Terra por causa de um vazamento de combustível. No ano passado, o módulo japonês Hakuto-R, da empresa Ispace, ficou sem combustível por conta de um erro de cálculo de altitude durante uma tentativa de pouso.


    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    3 meses por 12,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.