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Sindicato alerta para ameaça de demissão em autopeças

Por Wladimir D’Andrade São Paulo – A queda nas vendas de automóveis, que fez com que os estoques da indústria atingissem em abril o maior nível desde novembro de 2008, ameaça o emprego de 30 mil trabalhadores das empresas de autopeças, o que representa 10,7% dos postos do setor no País. A avaliação é do […]

Por Da Redação
11 Maio 2012, 17h26
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  • Por Wladimir D’Andrade

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    São Paulo – A queda nas vendas de automóveis, que fez com que os estoques da indústria atingissem em abril o maior nível desde novembro de 2008, ameaça o emprego de 30 mil trabalhadores das empresas de autopeças, o que representa 10,7% dos postos do setor no País. A avaliação é do presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes e presidente interino da Força Sindical, Miguel Torres.

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    “A indústria de autopeças passa por uma situação gravíssima porque já tem empresário querendo demitir”, afirmou. De acordo com Torres, se considerados também os empregos indiretos da cadeia automotiva, o número de postos em perigo chegaria a 90 mil. “O empresário quando chega ao ponto de demitir é porque está sofrendo há algum tempo”, disse. “Estamos tentando esgotar as ferramentas existentes para evitar demissões”, afirmou, referindo-se à concessão de férias coletivas ou redução da jornada de trabalho em troca da manutenção de empregos.

    O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Sérgio Nobre, compartilha a preocupação. “Se em junho o cenário continuar ruim, a onda de demissões já deve começar”, prevê.

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    Dados divulgados nesta semana pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) mostram que a produção de veículos caiu 15,5% em abril em relação a março e 7,5% ante o mesmo mês de 2011. As vendas no mercado interno recuaram 14,2% em abril ante março e 10,8% em relação a abril de 2011, o que elevou os estoques para 43 dias de vendas.

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    Para Nobre, os mecanismos utilizados para evitar demissões nas montadoras, como férias coletivas, redução de jornada e utilização de banco de horas, são mais limitados nas empresas de autopeças, por serem de menor porte. “Grandes empresas têm fôlego para dar férias coletivas e interromper a produção, o que não acontece com as pequenas companhias”, disse o sindicalista.

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    O Conselho de Competitividade do Setor Automotivo, que faz parte do programa Brasil Maior do governo federal, deve se reunir daqui a 15 dias para discutir a crise do setor, segundo o presidente da Confederação Nacional dos Metalúrgicos, ligada à Central Única dos Trabalhadores (CUT), Paulo Cayres.

    Torres, da Força Sindical acredita que a indústria vai se recuperar a partir do mês que vem. “A ameaça causada pelos produtos importados está freando e os bancos privados vão baixar os juros”, disse, ao lembrar que os sindicatos vem mantendo contato tanto com as empresas como com o governo federal em busca de soluções para a crise. Cayres acredita que o País retomará o crescimento a partir do segundo semestre. “Precisamos utilizar os mecanismos existentes para segurar os empregos até o segundo semestre, quando o País deve retomar o crescimento”, afirma

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