Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Setor privado dos EUA cria 158 mil vagas em outubro

Em setembro, o relatório tinha mostrado a criação de 88 mil novas vagas

O setor privado norte-americano criou 158 mil empregos em outubro, em base sazonalmente ajustada, segundo o relatório da ADP. O número é considerado um indicador sobre a tendência do relatório do mercado de trabalho do governo dos Estados Unidos (payroll), que engloba também dados do setor público e será divulgado na sexta-feira.

A ADP agora elabora seu relatório em parceria com a Moody’s Analytics, e não mais com a Macroeconomic Advisers, e informou que utilizou cálculos mais amplos para determinar seus números. A ADP tem sofrido diversas críticas nos últimos meses por seu relatório não ser um indicador confiável para o payroll.

Em setembro, o relatório tinha mostrado a criação de 88 mil novas vagas, de acordo com a nova metodologia. Na antiga metodologia, o número tinha sido de 162 mil empregos.

Mark Zandi, economista-chefe da Moody’s Analytics, disse em comunicado que as empresas estão contratando consistentemente.

“A criação de vagas em outubro está em linha com a média mensal dos últimos dois anos, com um crescimento resistente – mas não espetacular – na maioria dos setores e em empresas de todos os tamanhos. As companhias se tornaram mais cautelosas nos últimos meses, mas isso ainda não impactou nas suas decisões de contratação e demissão”, disse.

(Com Estadão Conteúdo)