Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Produção de veículo é recorde em 2013

Anfavea também confirma que a venda de veículos foi a menor em 10 anos

Por Da Redação
7 jan 2014, 11h26
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A produção de veículos subiu 9,9% em 2013 e bateu recorde, chegando a 3,74 milhões de unidades, segundo dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) divulgados nesta terça-feira. Em dezembro, porém, houve queda de 18,6% sobre novembro e 12,1% sobre dezembro de 2012, a 235,9 mil unidades. ​

    Publicidade

    Em termos de vendas, nem mesmo os benefícios governamentais para o setor ajudaram o comércio de veículos novos no ano passado. Segundo a Anfavea, houve queda de 0,9% nas vendas em 2013 ante 2012 – a primeira em 10 anos. Foram comercializadas 3,77 milhões de unidades no período. Em dezembro, a comercialização subiu 16,8% sobre novembro, mas caiu 1,5% ante igual mês de 2012 – 353,8 mil unidades foram vendidas.

    Publicidade

    Em setembro, o setor já havia reduzido suas estimativas de crescimento de licenciamentos, passando-as de 4,5% para o intervalo de 1 a 2% em 2013. Na época, o presidente da Anfavea, Luiz Moan, citou fatores como o lento crescimento da economia, redução na oferta de crédito e perspectivas de novos aumentos nos juros para justificar a mudança de cenário.

    Leia mais:

    Publicidade

    Arrecadação de tributos sobre carros sobe 14% em 5 anos

    Continua após a publicidade

    Mantega diz que recomposição do IPI dos automóveis será parcial

    Publicidade

    Tributos

    Segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), feito com exclusividade para o site de VEJA, o governo perdeu 30% (de 6,9 bilhões para 4,8 bilhões de reais) em arrecadação de IPI entre 2008 e 2013. Porém, os impostos PIS e Cofins tiveram sua receita ampliada em 60% em igual intervalo (de 5,1 bilhões para 8,3 bilhões de reais).

    Publicidade

    Isso ocorre porque o primeiro tributo incide sobre a venda do veículo, enquanto o segundo, sobre a produção. Assim, conforme mais carros forem fabricados no país, maior será o recolhimento do PIS/Cofins. Tal aumento compensou as ocasiões em que a alíquota do IPI foi zerada. O IPI representa, em média, 5% do valor final do carro. Já a arrecadação com PIS/Cofins equivale a 13%.

    Continua após a publicidade

    Para este ano, as montadoras também serão obrigadas a produzir carros obrigatoriamente com airbag e freios ABS, conforme definido no fim do ano passado. Segundo o Ministério da Fazenda, os itens devem tornar os carros brasileiros de 1 000 a 1 500 reais mais caros.

    Publicidade

    Leia também:

    Mantega volta atrás sobre freios ABS e airbags – mas não sobre IPI

    (com agência Reuters)

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 39,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.