O Greenpeace da Bélgica aproveitou o escândalo da Volkswagen, que estourou na semana passada, para relembrar uma campanha que a organização fez contra a companhia alemã em 2011, acusando-a de pertencer ao “lado negro da força” por fazer lobby contra legislações ambientais, que previam o corte de emissões de gás carbônico. O vídeo que faz uma clara alusão à saga Star Wars ironiza um comercial lançado pela própria empresa, que mostrava uma criança vestida de Darth Vader tentando ligar o Passat modelo 2012 com “o poder da força”. Nesta semana, o Greenpeace da Bélgica publicou o vídeo em sua página no Facebook, com a seguinte mensagem: “Em 2011, nós denunciamos o lado obscuro da Volkswagen. Quatro anos depois, a verdade finalmente apareceu. Volkswagen, você mente”.
A crise na montadora alemã, que tem 590.000 funcionários e um volume de negócios de 200 bilhões de euros, já levou à renúncia do seu presidente, Martin Winterkorn, e a um pedido formal de desculpas pelas falhas. “Eu, pessoalmente, lamento profundamente que tenhamos quebrado a confiança de nossos clientes e do público”, disse ele, em comunicado, antes de se demitir. O caso veio à tona após uma agência ambiental dos Estados Unidos descobrir que a montadora burlava os testes de emissão de poluentes por meio de um software. Na terça, a companhia admitiu que 11 milhões de carros a diesel em todo mundo possuíam o tal dispositivo responsável pelas fraudes. (Da redação)
(Confira abaixo o compilado dos três videos - um é o comercial original da Volks e os outros dois, a sátira do Greenpeace)