O McDonald’s venceu nesta quinta-feira uma ação que movia no Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) contra a campanha do Burger King Scary Clown Night (Noite do Palhaço Assustador).
O comercial, veiculado durante o Dia das Bruxas de 2017, exibia uma versão assustadora do personagem Ronald McDonald – ícone da marca de fast food no mundo. Na vídeo, um jovem é perseguido por palhaços malvados e busca refúgio em um restaurante do Burger King. “Eu quero meu Whopper”, diz o Ronald McDonald do mal.
Procurado, o Burger King informou que cumpriu a determinação do conselho e retirou do ar todas as peças da campanha.
O comercial fazia referência à promoção da rede, que naquele Dia das Bruxas presenteou consumidores fantasiados de palhaço com um sanduíche Whopper.
O processo do McDonald’s no Conar foi aberto em dezembro passado. A rede alegou ter sido ofendida pelo uso da figura de um palhaço semelhante ao Ronald McDonald.
A primeira decisão do órgão foi em abril: a campanha deveria ser suspensa. Na época, o Burger King recorreu da decisão, mas o Conar bateu o martelo nesta quinta e decidiu por manter a decisão.
O McDonald’s afirmou que “a decisão demonstra que o Conar está efetivamente zelando por uma publicidade que garante a liberdade criativa sem violar a integridade das marcas”.