(Atualizado às 13h50)
A companhia área holandesa KLM informou que vai cancelar as reservas de parte dos clientes que compraram passagens para Europa na segunda-feira com preços abaixo de mercado. Ficarão sem viajar aqueles que fizeram a compra em agências de viagens ou sites como Decolar ou Submarino, e não tiveram a passagem emitida. Já os que compraram no site oficial da KLM poderão viajar, mesmo se não houve, até o momento, a emissão do bilhete. O motivo no caso das passagens canceladas, segundo a empresa, é o fato de a tarifa não estar mais disponível no sistema, o que impede a emissão do bilhete. A medida vale para consumidores que receberam e-mail de confirmação automática de compra, mas não o número da emissão do bilhete.
A empresa atribui a oferta de passagens de ida e volta abaixo de 500 reais para destinos como Madri, Paris e Amsterdã, a um “acidente” sistêmico. “A tarifa era incorreta, não está mais disponível e não pode mais ser reservada”, informou. A assessoria da KLM explicou que o prazo entre a compra e a emissão do bilhete pode durar até 72 horas, a depender de questões técnicas. Neste caso, o mesmo sistema que gerou a oferta das passagens baratas corrigiu o ‘deslize’, horas depois, ao não autorizar a emissão dos bilhetes a preços mais atrativos.
Já os consumidores que tiveram os bilhetes emitidos terão três opções: poderão viajar, pedir reembolso ou remarcar o voo para data ou destino alternativo.
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Na segunda-feira, voos saindo do Rio de Janeiro, programados para o mês que vem, com destino a Amsterdã, por exemplo, chegaram a ser vendidos por 282 reais. Bilhetes para Madri, com saída em fevereiro, eram ofertados por 333 reais. O site da companhia chegou a apresentar instabilidade por causa da grande quantidade de acessos. Durante a terça-feira, a página da empresa no Facebook foi bombardeada por mensagens de consumidores.
A KLM orienta os clientes que compraram passagens pelo site da empresa a contatar a central de reservas pelos telefones 4003 1888 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 888 1888 (outras localidades), de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h, e aos sábados, das 9h às 15h. Para quem comprou bilhetes em agências de viagens, a KLM pede para que o comprador entre em contato com essas empresas.