IPCA-15, prévia da inflação oficial, avança 0,76% em janeiro
Tarifas de ônibus foram as grandes vilãs da alta nos preços, segundo o IBGE

A inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15) avançou 0,76% em janeiro, informou nesta quinta-feira o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O indicador é uma prévia do índice oficial de inflação do governo, o IPCA. O principal vilão dos preços neste mês foram os transportes públicos. As tarifas de ônibus urbanos tiveram alta de 1,77% no período e foram responsáveis pelo maior impacto individual do mês: 0,07 ponto porcentual.
Acervo Digital VEJA: Inflação, o dragão que o país luta para manter adormecido
O avanço do IPCA-15 em janeiro fez com que a inflação ultrapassasse a marca dos 6% no acumulado dos últimos 12 meses. O indicador acumula alta de 6,04% no período – contra 5,79% registrados em dezembro do ano passado. Em janeiro de 2010, a taxa havia ficado em 0,52%.
O etanol foi o segundo item com maior impacto, apresentando aumento de 4,31% em seus preços, o que levou a gasolina a ficar 0,55% mais cara em janeiro. O grupo habitação também acelerou a alta dos preços devido ao aumento de aluguéis e condomínios.
Preços: Inflação da construção civil perde força em janeiro
Ao contrário dos meses anteriores, os alimentos não foram os principais impulsionadores da inflação. De dezembro para janeiro, alguns alimentos desaceleraram a alta ou, até mesmo, tiveram queda de preços, como o feijão preto, que caiu 3,53%. A variação do preço da carne também foi menos intensa, passando de 1,08% em dezembro, para 0,11% em abril. Já as frutas e verduras tiveram alta expressiva de, respectivamente, 3,93% e 8,57%.
Entre as onze regiões metropolitanas pesquisadas, a maior inflação foi registrada em Recife (1,23%), devido à alta de 2,63% nos preços dos alimentos, enquanto a menor ficou em Goiânia, com 0,46%.
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo da VEJA! Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Edições da Veja liberadas no App de maneira imediata.