Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

IBGE: Inflação em fevereiro é mais baixa para o mês desde 2000

Índice subiu 0,32%, puxado principalmente por reajustes no grupo educação; alimentos e bebidas e vestuário registraram queda

Por Da redação
Atualizado em 9 mar 2018, 09h33 - Publicado em 9 mar 2018, 09h24
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Economia - Consumo - Inflação - produtos - Pib
    As principais quedas no grupo de alimentos foram alho (4,79%), cenoura (3,88%) e batata-inglesa (3,57%). (Paulo Whitaker/Reuters)

    A inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) subiu 0,32% em fevereiro. É o resultado mais baixo para o mês desde 2000, segundo divulgou o IBGE nesta sexta-feira. Com o resultado, o acumulado nos dois primeiros meses do ano é de 0,61%. A meta de inflação para 2018 é de 4,5%, com margem de tolerância de 1,5 ponto porcentual.

    Publicidade

    A maior parte do aumento da inflação no último mês ocorreu por causa de reajustes no grupo educação. Os avanços nos preços do grupo foram responsáveis por 59% da alta do IPCA.  O movimento acontece por causa principalmente por causa de reajustes em preços de mensalidade de cursos regulares – comuns em início de ano letivo – que subiram 5,23%.

    Publicidade

    Outro grupo cuja alta teve grande impacto em fevereiro foi o de transportes. Os destaques entre esses itens foram os aumentos do preço de ônibus urbano (1,90%) e da gasolina (0,85%). “Cabe destacar a variação de 1,73% no item táxi, reflexo do reajuste de 7,39% no Rio de Janeiro (5,94%), em vigor desde 24 de janeiro”, diz o IBGE.

    Continua após a publicidade

    Na outra ponta, os grupos alimentação e bebidas e vestuário registraram queda nos preços. “Considerando os alimentos para consumo em casa, com exceção de Belém (0,29%), as regiões pesquisadas mostraram preços em queda, indo de -0,16% em Porto Alegre até -1,29% em Campo Grande”, diz o IBGE.

    A instituição indica que houve quedas em vários produtos importantes nas mesas dos brasileiros, como carnes (1,09%) e frutas (1,13%). As principais quedas foram no preço do alho (4,79%), cenoura (3,88%) e batata-inglesa (3,57%). O grupo alimentação corresponde a um quarto dos gastos médios das famílias no país.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    3 meses por 12,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.