Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Governo planeja três concessões de ferrovias até 2020

Ministro da Infraestrutura afirma em vídeo que iniciativa permitirá `segunda revolução agropecuária` no MT e redução do Custo Brasil

Por Da Redação
20 jan 2019, 13h34
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Governador de São Paulo defendeu aprovação da reforma tributária em oposição à orientação de Bolsonaro
    O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, ao lado do presidente Bolsonaro: aumento da participação das ferroviárias no transporte de cargas em oito anos - 27/11/2018 (Evaristo Sa/AFP)

    O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, anunciou que o governo planeja lançar três novas concessões de ferrovias até o início de 2020,. O programa, afirmou Freitas, é “ambicioso, mas possível”. O primeiro trecho a ser concedido, em março, deverá ligar Porto Nacional, no Tocantins, a Estrela D’Oeste, em São Paulo, fazendo uma conexão entre os portos de Itaqui (MA) e de Santos (SP).

    “Isso será transformador do Brasil”, afirmou Freitas

    As outras duas concessões devem ser oferecidas ainda em 2019 ou até o início de 2020, segundo Freitas. Uma, na chamada Ferrovia de Integração Oeste-Leste, deverá ligar Caetité ao Porto de Ilhéus, na Bahia. A outra, comporá uma linha chamada Ferrogrão, em Mato Grosso, que possibilitará, segundo o ministro, uma “segunda revolução agropecuária”.

    No vídeo, publicado no sábado 19, o ministro disse ainda que pretende prorrogar antecipadamente trechos já concedidos. As outorgas poderão ser pagas pelas concessionárias por meio da construção de novos segmentos ferroviários para a União.

    Continua após a publicidade

    A primeira ferrovia a ser construída dessa forma será a de integração do Centro-Oeste, segundo o ministro. A previsão é que o trecho ligue Água Boa, em Mato Grosso, a Campinorte, em Goiás.

    Segundo o ministro, as medidas visam reduzir o custo do frete, retirar caminhões das rodovias, diminuir o Custo Brasil e dar mais eficiência ao transporte de carga.  “Com essas ações, a participação do modo ferroviário na matriz de transporte deve dobrar até 2025. Deve sair dos atuais 15% para 29% a 30% em oito anos”, disse Gomes de Freitas no vídeo, que foi compartilhado pelo presidente Jair Bolsonaro em seu perfil oficial no Twitter.

    (Com Agência Brasil)

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.