O doodle do Google desta quinta-feira homenageia o aniversário de 20 anos da própria empresa. Criada em 1998 por Larry Page e Sergey Brin, dois alunos de Stanford, o Google realiza hoje 6 bilhões de pesquisas diariamente – sendo que 15% delas nunca foram feitas antes.
Desde 1998 muita coisa mudou. As buscas agora podem ser feitas em mais de 150 idiomas em 190 países. O Google não é apenas um buscador. Já detém a liderança também dos mercados de publicidade online, hospedagem de e-mail e sistemas operacionais para celulares
No vídeo do Doodle, o Google traz uma memória da sua trajetória, explorando as pesquisas populares em todo o mundo ao longo das últimas duas décadas.
Em evento em São Francisco, o vice-presidente de busca, Ben Gomes, relembrou um pouco dessa história e apresentou algumas novidades.
“Quando o Google começou há 20 anos, nossa missão era organizar as informações do mundo e torná-las universalmente acessíveis e úteis. Essa parecia uma missão incrivelmente ambiciosa à época — mesmo levando em conta que, em 1998, a internet consistia em apenas 25 milhões de páginas (aproximadamente a quantidade de livros de uma pequena biblioteca”, escreveu ele no blog da companhia.
Segundo ele, quase tudo mudou em relação à tecnologia e informações disponíveis, mas os princípios básicos da busca continuaram os mesmos. “Nos esforçamos para te dar a informação mais relevante e com a melhor qualidade o mais rápido possível.”
Entre as novidades que ele antecipou, a principal está na maior utilização da inteligência artificial para melhorar a busca. “Podemos te ajudar a encontrar informações relevantes relacionadas aos seus interesses, mesmo quando você não tem uma pesquisa específica em mente.”